Mesmo com a proibição da pesca de espécies ameaçadas a extinção, pescadores persistem em não respeitar a lei. Uma evidência deste desrespeito foi a apreensão realizada na madrugada desta quarta-feira, 15, no Lago UHE Lajeado, pela Equipe de fiscalização da Unidade Regional do Naturatins - Instituto Natureza do Tocantins de Palmas, onde a equipe flagrou um pescador profissional com uma Dourada (Brachyplathystoma flavican) de 70 centímetros.
A portaria, conjunta entre Naturatins e Ibama nº 001 de 2007, proíbe em todo o Estado do Tocantins, por tempo indeterminado e em todas as modalidades de pesca, a captura, o transporte e a comercialização das espécies como a dourada, além de: filhote ou piraíba; surubim ou pintado; caranha; pirarara; e pirarucu ou pirosca.
Em cumprimento ao que é estabelecido pela lei, a equipe de fiscalização apreendeu o material de pesca e multou o infrator em R$ 700,00. Já o pescado foi doado nesta manhã à Casa de Marta, centro de apoio a adolescentes, situada na capital.
Ainda durante a operação, a equipe apreendeu sete quilos de pescado diversos, 300 metros de redes de pesca e seis bóias.
Fonte: Ascom Imprensa Naturatins