Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

O Programa Guardião Escolar desenvolvido pela Prefeitura de Palmas através da Guarda Metropolitana foi selecionado para a terceira e última fase do concurso Feira de Conhecimento em Segurança Pública com Cidadania, que está sendo realizado pelo Ministério da Justiça durante a 1ª Conferência Nacional de Segurança Pública - CONSEG.

A Feira do Conhecimento foi idealizada para ser uma vitrine para 45 experiências inovadoras em áreas relacionadas aos sete eixos temáticos desenvolvidos dentro da CONSEG, como gestão, valorização profissional, repressão qualificada da criminalidade, prevenção social da violência e diretrizes para o sistema penitenciário.

De acordo com a coordenadora do Programa Guardião Escolar, Letícia Bordin, trata-se de uma oportunidade ímpar. “Já somos campeões por estar na última fase, competindo com grandes instituições nacionais de segurança”, frisou Bordin.

As 45 ações selecionadas serão certificadas pelo Ministério da Justiça e terão assessoria técnica do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento - PNUD. Dentro da Feira será possível também a troca de informações e a assinatura de cartas de intenção entre atores sociais interessados na replicação das ações em outros estados do país.

A Feira de Conhecimento em Segurança Pública com Cidadania acontecerá de 27 a 30 de agosto de 2009, dentro da programação da CONSEG, no Ministério da Justiça, em Brasília. O resultado final da seleção de experiências para a Feira será divulgado no dia 04 de agosto.

A Guarda Metropolitana de Palmas é a única representante do Estado do Tocantins no concurso. Também participam da seleção programas de instituições como as Secretarias de Segurança Pública do Distrito Federal, do Pará, do Espírito Santo e entidades como Viva Rio, Instituto Sou da Paz e a Associação dos Juízes do Rio Grande do Sul.

O programa

O Programa Guardião Escolar procura garantir a segurança nas escolas atendidas, transcendendo as ações preventivas primárias de Segurança Pública, buscando a integração dos atores da educação: família, aluno, professores e comunidade, onde o cidadão deixa de ser objeto para transformar-se em agente das ações de desenvolvimento social. O programa está presente em 09 escolas do município de Palmas e atende aproximadamente 8 mil alunos e mil servidores públicos, com a participação de 17 guardas metropolitanos e uma pedagoga.

Fonte: Ascop