Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Com o objetivo de fortalecer e incentivar a produção de leite na região, o Ruraltins - Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins em Almas, em parceria com o Sebrae, Prefeitura e Câmara Municipal, Sindicato Rural, Banco do Brasil, Banco da Amazônia e comerciantes locais, realiza entre os dias 16 e 18 de julho, a partir das 6h, um torneio leiteiro no Parque Francisco Feliz da Costa, durante a 12ª Expoalmas.

De acordo com João Filho, chefe do escritório do Ruraltins de Almas, o evento vem crescendo a cada ano. “Em 2007, quando aconteceu o primeiro torneio, eram apenas três animais e hoje são dez. O torneio é uma forma que encontramos para incentivar uma maior participação dos agricultores e divulgar a produção de leite na região”, diz Filho.

As premiações serão para o primeiro, segundo e terceiro lugares, os quais receberão troféus, kits agropecuários e uma quantia em dinheiro. O último lugar também receberá um troféu. O município de Almas conta, hoje, com uma produção de leite média de 4kg de leite/dia/vaca.

A expectativa dos organizadores é contar com um público de cerca de duas mil e quinhentas pessoas, entre agricultores familiares, produtores rurais e comerciantes de Almas e dos municípios vizinhos.

Está programada para o dia 18, a partir das 8h, a realização de palestras sobre brucelose, manejo do gado leiteiro no período da seca e demonstrações práticas sobre ordenha mecanizada. As palestras acontecerão no tatersal Carlos Franco, no Parque Francisco Feliz da Costa.

Fonte: Secom