Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Buscar na diversificação das atividades agrícolas uma oportunidade de desenvolvimento econômico é o que o governo do Estado está proporcionando aos agricultores familiares de Taipas, a 336 km da capital, com a realização do curso sobre apicultura executado pelo Ruraltins – Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins. O curso teve início nesta terça-feira, 21, e segue até sexta-feira, 24, para um público de 50 agricultores, que fazem parte da Associação dos Apicultores de Taipas. A realização acontece na Chácara do Du, dentro da cidade e é ministrado por João Albuquerque Filho, Chefe da Unidade Local de Execução de Serviços do Ruraltins em Almas.

Os agricultores terão aulas teóricas e práticas sobre captura de enxames e montagem das caixas para criação de abelhas. Segundo João Albuquerque o objetivo do curso é incentivar a produção de mel na região sudeste “por ser uma região com muitas árvores floríferas é propicia a apicultura, queremos também mostrar para os agricultores que é possível obter renda com outras atividades”, comentou.

A Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social do Estadual (Setas) em parceria com a prefeitura municipal local doou à Associação dos Apicultores de Taipas 50 caixas de ninho com três caixas de melgueira cada, todo material de processamento, vestuário, embalagens, cera e outros equipamentos que serão entregues aos associados nesta terça, 21, no início do curso, às 14h.

Apicultura na região sudeste

Na região sudeste a atividade de apicultura já está sendo desenvolvida em Almas, a 276 km de Palmas, onde tem 150 caixas já produzindo e uma casa de mel. Em Taipas a Associação dos Apicultores foi criada em 2007 e agora estão recebendo as capacitações e material para dar início as atividades.

Da redação com informações Assessoria de Imprensa Ruraltins