Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

As ações de manejo e preservação do capim dourado desenvolvidas no Tocantins e a experiência de associações de artesãos que trabalham com a planta serão destaques do Programa Ação, da TV Globo, apresentado por Serginho Groisman. A previsão é que a reportagem seja exibida no próximo dia 15 de agosto.

Nesta terça-feira, 28, a equipe do programa composta pela produtora Caroline Cardozo, o cinegrafista Edson Silva e o assistente Custódio Silveira, visitou a Fundação Cultural e o Naturatins – Instituto Natureza do Tocantins, em Palmas.

No órgão ambiental, a reportagem ouviu o presidente Marcelo Falcão Soares, que falou das medidas tomadas pelo governo do Estado, por meio do Instituto, para conservar o capim dourado na região do Jalapão. Falcão destacou a elaboração da Portaria Naturatins n° 362/2007, que regulamenta e ordena o manejo sustentável do produto em todo o Estado. Os trabalhos de orientação são realizados pela equipe do Parque Estadual do Jalapão, por meio de visitas e reuniões com os artesãos e associações dos municípios de Mateiros, São Felix e Ponte Alta, região onde há maior incidência da espécie.

“O órgão confeccionou um livreto, com uma linguagem clara e simples, e cartazes que são distribuídos durante as orientações de boas práticas e manejo correto do capim”, enfatizou o gestor, destacando ainda, o período de maturidade da planta (20 de setembro a 30 de novembro), a coleta seletiva ou falhada numa relação de 5 por 1, e o corte das flores que deverão ser espalhadas pelo campo, garantindo a germinação de novos exemplares do capim. Outro ponto ressaltado foi que a coleta das hastes só pode ser efetuada por associados devidamente cadastradas no Naturatins, entidades comunitárias de artesãos e extrativistas residentes nos municípios tocantinenses.

Ao final da entrevista, Falcão ainda fez um relato do desenvolvimento do Estado, com destaque para as ações da administração estadual no sentido de garantir o desenvolvimento sustentável do Tocantins.

Visitas

Já nesta quarta-feira, 29, a equipe de produção do Programa Ação se desloca para Ponte Alta do Tocantins, para buscar informações e imagens de um projeto de capacitação de artesãos desenvolvido pelo Sebrae-TO. Já na quinta-feira, 30, os produtores entrevistam Dona Miúda, líder da comunidade Mumbuca, próximo a Mateiros, e acompanham uma reunião que a equipe da gerência do Parque Estadual do Jalapão realiza com extrativistas da região.

Programa Ação

Desde o dia 11 de dezembro de 1999, o Ação mostra a iniciativa de pessoas que não ficam paradas à espera de soluções. Arte, cidadania, educação, geração de renda, voluntariado. Caminhos que levam a um futuro melhor. São assunto abordados pelo programa que vai ao ar todos os sábados às 7h30, com reapresentação no Canal Futura domingo, às 7h da manhã, e quinta-feira, meia-noite e meia.

Fonte: Ascom Naturatins