Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A Secretaria da Saúde Palmas (Semus) lança a campanha “Amamentação em todos os momentos: mais carinho,saúde e proteção”, na próxima segunda-feira, dia 03, às 8:30, na Unidade de Saúde (USF) Novo Horizonte, à Quadra 41, Rua 2, APM 07, ao lado da quadra de esportes, Jardim Aureny IV.

A campanha, de incentivo ao aleitamento materno faz parte da 13ª Semana Internacional de Amamentação, realizada de 1º a 7 de agosto e será desenvolvida nas 34 USFs da Capital. Contará com palestras e orientações médicas e sociais sobre o tema. “Amamentar é um ato de amor que traz inúmeros benefícios tanto para o bebê, quanto para a mãe, a medida que gera saúde, previne doenças e fortalece os laços afetivos como segurança, amor e afeto”, argumenta o secretário municipal da Saúde, Samuel Bonilha. Segundo Bonilha, profissionais como nutricionistas, enfermeiros, odontólogos e assistentes sociais da Semus já foram capacitados para esse trabalho.

Banco de Leite

De acordo com Itamar Coelho da Mota, responsável pela Área Técnica Saúde da Criança, durante a vigência da campanha municipal, de 3 a 7 de agosto, as USFs vão mobilizar as mães para doarem leite humano.

A comunidade também será sensibilizada para a doação de recipientes de vidro com tampa de plástico (tipo café solúvel, maionese e equivalentes), para a armazenagem de leite, que serão encaminhados ao Banco de Leite Materno do Hospital Dona Regina. A USF que arrecadar mais vidros será premiada.

O Banco de Leite atende às crianças da UTI Neonatal do hospital e está sempre precisando de doações, informa Itamar, acrescentando que para maiores informações e instruções, basta ligar no Disque Amamentação, 0800-646 8283 ou 32187743.

Bombeiro Amigo do Peito

Os alunos do Curso de Formação de Soldados e do Curso de Habilitação de Oficiais Especialistas do Corpo de Bombeiros também participam da semana da amamentação. Eles formam o público-alvo da palestra “A importância dos bombeiros no cenário da amamentação – o projeto Bombeiro Amigo do Peito”, que será realizada na segunda-feira, no auditório do Quartel do Comando Geral da Polícia Militar, a partir das 10h. O tema será apresentado pela nutricionista Walkíria Sousa Pinheiro dos Santos, coordenadora do Banco de Leite Humano do Hospital Dona Regina.

A palestra pretende sensibilizar os novos integrantes da Corporação sobre os trabalhos realizados em prol da amamentação, visando despertar novos colaboradores e multiplicadores. Desde maio de 2003, a Corporação participa do Banco de Leite Humano, por meio do projeto Bombeiro Amigo do Peito, que tem como objetivo facilitar o processo de captação de novas voluntárias e coleta da doação, por meio de visitas domiciliares.

Benefícios da Amamentação

Para a Criança: melhor saúde e desenvolvimento intelectual. Prevenção de doenças infecciosas, diarréias, otites, pneumonias e alergias.

Para a Mãe: prevenção de doenças como câncer de mama, anemia e diabetes. Perda de peso mais rápida, após a gestação.

Toda criança deve ter amamentação materna exclusiva até os primeiros seis meses de vida e concomitante com outros alimentos até dois anos de idade.

Da redação com informações Ascom Semus e Corpo de Bombeiros