Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Um grupo de presidentes de diretórios municipais do PDT da região sudeste do Tocantins estão em Palmas visando se reunir amanhã, terça-feira, 04, com o presidente regional do partido, deputado estadual Fábio Martins.

O presidente do diretório de Porto Alegre do Tocantins, Rogério Ribeiro, informa que o objetivo é cobrar um posicionamento e mais ação da sigla com relação à eleição indireta para eleger o novo governador do Estado, caso se confirme a determinação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sobre a realização de eleição indireta para o mandato tampão. “O PDT, mesmo sendo base aliada tem um voto e este tem que ser discutido com os prefeitos, vice-prefeitos, vereadores, direção do partido, lideranças, com as duas correntes internas do partido”, afirma Ribeiro.

O dirigente de Porto Alegre afirmou, com relação ao movimento das “Diretas Já”, que vem crescendo pelo Estado, que já há diretórios com tendência a embarcar na proposta.

Segundo Ribeiro a proposta é que o partido não fique engessado e que as conversas não fiquem apenas entre grupos internos do partido. Ribeiro afirmou ao Conexão Tocantins que das duas correntes do partido no Estado, a maior é a rauzista (Raul Filho (PT), prefeito de Palmas), frente à corrente marcelista (Marcelo Miranda (PMDB), governador). Ele lembrou que o PPS só tem um voto e já saiu na frente colocando o nome do deputado estadual Eduardo do Dertins como pré-candidato.

Para Ribeiro o PDT não deve ficar engessado e deve também se manifestar no caso das eleições indiretas. Ele defendeu que Martins coloque seu nome para a disputa. O dirigente ainda lembrou outros nomes do partido, a exemplo de Eduardo Machado, hoje à frente da FIETO, a vice-prefeita de Palmas, Edna Agnolin e o vereador por Palmas, Hermes Damaso.

Alem de Rogério Ribeiro, do diretório de Porto Alegre do Tocantins, devem participar da reunião com Martins, Sandro Ferreira, diretório de Almas; Alessandro Cardoso, diretório de Dianópolis e Gabriel Couto do diretório de Taipas. “As lideranças não permitirão essa lentidão do partido, não podemos ficar submissos ao bloco governista, nesse momento a população espera que façamos uma articulação em prol de uma escolha democrática e baseada em propostas para o desenvolvimento de nosso Estado”, afirma Ribeiro.

Possíveis barganhas

Ribeiro informou ao Conexão Tocantins que protocolou documentos no MPF no TRE e OAB, pedindo maior atenção sobre o processo eleitoral para o mandato tampão “para ficar de olho nas possíveis barganhas e monopólio dos deputados", afirma.

(Umberto Salvador Coelho)