Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

De 5 a 9 de agosto, Palmas sedia o XXII Encontro Nacional dos Senalbas. O evento é realizado pelo Senalba Tocantins e pela Fesenalba – entidade representativa que reúne os Senalbas dos estados do Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, São Paulo e Tocantins, além do Distrito Federal. Esta é a primeira vez que o encontro acontece em um Estado da região Norte do país.

O Senalba é o Sindicato representativo dos empregados em entidades culturais, recreativas, de assistência social, de orientação e formação profissional. Sua classe mais significativa é a dos empregados do Sistema S – Fieto (Sesi, Senai e IEL); Fecomércio (Sesc e Senac) Sest e Faet. Entre outras funções, o sindicato é o responsável pelas negociações de reajuste salarial, realizadas anualmente.

O encontro, que é realizado há mais de 35 anos, é um dos poucos eventos nacionais que consegue reunir os representantes de uma mesma categoria sindical de todos os Estados. Criado com o objetivo de dar informação aos dirigentes sindicais de todo o Brasil, o encontro promove a troca de ideias para socializar as experiências de cada Estado.

Segundo Adolfo U-Tan, presidente do Senalba tocantinense, são aguardados representantes de todos os Senalbas do país. “A nossa expectativa é de que cerca de 200 pessoas participem, sendo que cerca de 70% do público será de outros Estados”, afirma o presidente.

A abertura do evento está agendada para as 20 horas, no Cabana do Lago Eventos e deve contar com a presença do presidente da Força Sindical, deputado federal Paulinho da Força (SP), o secretário nacional de Relações com o Trabalho, Luiz Carlos de Medeiros, e o presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Metalurgia, Clementino Tomaz Vieira, além de representantes de 24 Estados.

A programação do evento continua nesta quinta-feira, 6, com a realização da palestra Tópicos Especiais de Direito do Trabalho e Atualizações Legislativas, com o especialista no assunto, Dr. Pedro Capanema.

Fonte: Assessoria de Imprensa