Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Palmas

As crianças menores de 05 anos, que residem na zona rural do município de Palmas, começam a ser vacinadas contra a Paralisia Infantil (Poliomelite), nesta terça-feira, dia 11, a partir das 8 horas. Esse será o início da 2ª Etapa da Campanha Nacional de Vacinação.

Duas equipes do PACS – Programa de Agentes Comunitários de Saúde – compostas por enfermeiros, técnicos de enfermagem, agentes comunitários de saúde e motoristas, vão percorrer chácaras, sítios, fazendas e assentamentos para vacinar cerca de 450 crianças, dentro da faixa etária vacinal, que moram nestas regiões.

“É um trabalho minucioso que exige disposição e persistência dos profissionais, por causa das grandes distâncias a serem vencidas, mas, ao mesmo tempo, muito gratificante, pois se trata de proteger a saúde de nossas crianças”, assegura Samuel Bonilha, Secretário de Saúde .

Zona Urbana

Já a Segunda Etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra a Paralisia Infantil ,na zona urbana, está marcada para o próximo dia 22 de agosto, quando a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) pretende imunizar mais de 19 mil crianças. Toda uma estrutura está sendo montada para disponibilizar 57 postos em toda a Capital.

A doença

A paralisia infantil, ou poliomielite, é uma doença causada pelo vírus,

polioenterovírus, que traz consequencias graves para as crianças, com sequelas que

perduram por toda a vida,especialmente, de coordenação e locomoção motora. “E pensar

que apenas duas gotinhas da vacina pode evitar tudo isso”, destaca Bonilha.

Fonte: Ascop