Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

Em continuidade às ações da campanha de Combate às Queimadas 2009, lançada no mês de junho, a equipe de educação ambiental do PEC – Parque Estadual do Cantão, Unidade de Proteção Integral administrada pelo Naturatins – Instituto Natureza do Tocantins, realiza “Força Tarefa” em municípios que registram números significativos de focos de calor, conforme o trabalho de monitoramento feito por satélites do INPE – Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais.

A ação aconteceu ontem, terça-feira, 11, onde os técnicos realizaram visitas em dez propriedades rurais de Caseara e Marianópolis. As visitas estão previstas para acontecer uma vez por semana, durante o mês de agosto em outras propriedades nos municípios localizados no entorno do PEC. A primeira edição da Força Tarefa aconteceu em junho, em Palmas, quando foram visitadas e notificadas 52 propriedades rurais do entorno do Parque Estadual do Lajeado.

O objetivo da força tarefa é prevenir as queimadas que acontecem durante este período de preparo do solo por produtores rurais. Na ação, os técnicos orientaram e notificaram proprietários rurais sobre o uso irregular e indiscriminado do fogo. Também foram oferecidos esclarecimentos sobre os prejuízos das queimadas descontroladas, utilização de aceiros, horários de queimadas e principalmente, a importância da retirada da AQC – Autorização de Queima Controlada.

Segundo a coordenadora de Educação Ambiental do PEC, Marlúzia Alves, a ação vai acontecer não só nas propriedades rurais, mas também nos assentamentos. ”Durante a visita fomos bem recebidos pelos proprietários. Com o nosso trabalho estamos percebendo que os produtores rurais estão mais conscientes em relação aos prejuízos que as queimadas podem causar ao meio ambiente e a saúde humana”, destacou a coordenadora.

Nos trabalhos, as equipes distribuíram folder’s sobre o Calendário de Queimadas Controladas, material que consta informações técnicas sobre os períodos de maior incidência de focos de calor no Estado.

As atividades estão sendo realizadas com o apoio da Cipama – Companhia Independente de Polícia Militar Ambiental, um dos parceiros do Plano Estadual de Prevenção de Incêndios Florestais e Combate às Queimadas.

Queima Controlada

Para realizar a queima controlada, os proprietários rurais devem procurar o Naturatins e apresentar o comprovante de propriedade ou justa posse do imóvel na qual vai realizar a queimada, cópia da autorização de desmatamento, quando legalmente exigida, comunicação de queima controlada e plano para a queimada, além de seguir o Calendário de Queima que prevê os meses de agosto e setembro como período de queimada controlada nas regiões central, sudoeste e centro-oeste. Norte, nordeste e noroeste do Tocantins; de setembro a outubro, e julho e agosto nas regiões sul, sudeste e leste.

 

 

Fonte: Ascom Naturatins