Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Em meados de agosto, são realizadas tradicionais celebrações religiosas no Tocantins, sendo que algumas delas são as Romarias do Senhor do Bonfim, realizadas em vários municípios, e as de Nossa Senhora da Abadia, período que também acontecem as cavalhadas de Taguatinga. Na noite de ontem, quinta-feira, dia 13, o presidente do Legislativo, deputado Carlos Henrique Gaguim (PMDB), esteve no sudeste do Estado, onde, juntamente com o deputado Paulo Roberto (Dem), participou da abertura do duelo entre Mouros e Cristãos na Arena das Cavalhadas.

A batalha de dois dias é revivida em Taguatinga desde 1937 por 24 cavaleiros, sendo 12 Cristãos, que lutam com a cor azul, e 12 Mouros, com a cor vermelha. O objetivo é a conversão dos Mouros à doutrina do cristianismo. A luta é encenada por corridas com lança, espadas e garruchas. Este ano a festividade, comemorada de 8 a 15 de agosto, contará ainda com rodeio, shows musicais e uma megaestrutura para a produção dos eventos.

Senhor do Bonfim

Ainda no sudeste tocantinense, o município de Natividade vira palco da peregrinação de fiéis tocantinenses e até mesmo de outros Estados. Todos os anos, na segunda semana de agosto e às vésperas da missa do Senhor do Bonfim, o presidente Carlos Henrique Gaguim reúne familiares e amigos para participarem da romaria. Eles percorrem, a pé, os 23 quilômetros que separam Natividade do povoado do Bonfim, localizado a 218km de Palmas..

Cumprindo o ritual de fé, Gaguim também deve conduziu a imagem da cruz do Bonfim durante a procissão que segue até o altar da igreja, onde acontece a celebração da missa campal para milhares de romeiros, vindos dos quatro cantos do Tocantins. A intenção do presidente da Assembleia Legislativa é visitar os festejos do Senhor do Bonfim em outros municípios como, por exemplo, Fortaleza do Tabocão.

Fonte: Dicom/AL