Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

A bancada sindical composta pelas entidades representantes da Saúde no Tocantins avançaram mais um passo na negociação do cumprimento da Lei nr. 1.861 que garante o reajuste de 25% retirado pela Lei 1.868, assim como a progressão vertical retroativa a março de 2008. Os próximos passos que definirão os rumos da negociação foram definidos durante reunião, na manhã desta sexta-feira, 14, entre representantes dos sindicatos dos Farmacêuticos (Sindifato), da Saúde (Sintras), Cirurgiões Dentistas (Sicideto), Enfermagem (Seet) e do Governo do Estado – secretários de Saúde, Eugênio Pacelli; do Planejamento, José Augusto Pires Paula; da secretária de Administração, Sandra Gondim.

Os representantes do Estado demonstraram pré-disposição em negociar o pagamento, sendo que na próxima quinta-feira 20, às 17 horas, os mesmos se reunirão para dar continuidade a negociação. Na oportunidade, o Governo deverá apresentar proposta e tabela de valores, mas antecipou que o pagamento imediato é muito difícil e deve ser objeto de discussão de como será feito.

Durante a reunião ficou definido ainda, que a negociação com os representantes da Saúde, será realizada em separado do quadro geral, uma vez que os mesmos estão reivindicando também o pagamento referente à progressão vertical retroativa a março de 2008. Outra reivindicação é o pagamento por parte do governo das custas judicial e honorário advocatícios dos sindicatos, referente ação judicial cobrando os 25%, que continua tramitando na Justiça.

Para o presidente do Sindifato, o farmacêutico Renato Melo, a reunião foi positiva, pois eles se mostraram abertos a negociar. “Já sabíamos que não teríamos uma proposta concreta logo na primeira reunião, mas não abriremos mão dos direitos dos servidores da Saúde, ou seja, aquilo que legalmente e moralmente, é devido a eles, pelo Governo Estadual”.

(Colaborou Inez Freitas)