Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Esportes

Foto: Arquivo Ascop

Foto: Arquivo Ascop

Com mais de cem medalhas conquistadas, o canoísta Sebastián Cuattrin realizará duas palestras nesta sexta, 21, para 250 alunos que participam do projeto Remando no Lago - Salas Integradas, desenvolvido pela Secretaria Municipal da Educação (Semed). A primeira palestra ocorrerá às 10 horas, na Escola de Tempo Integral Eurídice Pereira de Melo, região Sul de Palmas, e a segunda está marcada para as 15 horas, na Escola de Tempo Integral Padre Josimo, região Norte da cidade.

Na palestra, Cuattrin abordará a importância do esporte e destacará o Projeto Salas Integradas. O canoísta conheceu a ação, no ano passado, quando esteve em Palmas participando do Campeonato Brasileiro de Canoagem, na Praia da Graciosa.

Segundo informações do coordenador do Remando no Lago, Fiel da Trindade Filho, Cuattrin ficou impressionado com o envolvimento e a disciplina dos alunos com a canoagem. “Principalmente dos menorzinhos, com sete anos”.

A paixão do campeão pelo projeto não terminou com a visita. “Sebastián começou a utilizar um blog dele para divulgar o Remando no Lago”, diz Trindade, que reforça que a palestra é uma boa oportunidade de incentivar os alunos. “Será bom para eles presenciarem os relatos das experiências de Sebastián”, frisa.

Além dos 250 alunos do projeto, os estudantes das duas Escolas de Tempo Integral também participarão das palestras.

Remando no Lago – Salas Integradas

Os 250 alunos atendidos pelo projeto são de cinco escolas municipais, são elas: Luiz Rodrigues (Taquaralto), Thiago Barbosa (Aureny II), Antônio Gonçalves (1.103 Sul), Beatriz Rodrigues (405 Norte) e Pedro Pereira Piagem (404 Norte). O Salas Integradas iniciou em 2006, com o objetivo de ampliar progressivamente e com qualidade o tempo de permanência dos alunos da rede municipal nas escolas.

A ação iniciou com a implantação, em Palmas, das Escolas de Tempo Integral. Hoje, o projeto oferece línguas, informática, capoeira, natação, dança, música, canoagem, educação física, ginástica rítmica, tênis de mesa, xadrez, atletismo, coral e pintura.

Campeonato

Sebastián estará mais uma vez em Palmas, para participar da etapa do Campeonato Brasileiro de Canoagem, que acontece neste final de semana na Praia da Graciosa. Nos mais de cem títulos conquistados por Sebastián estão inclusos cinco medalhas de ouro em Copas do Mundo e quatro participações em Jogos Olímpicos.

Fonte: Ascop