Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

O Naturatins – Instituto Natureza do Tocantins e o ICMbio - Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade firmam acordo de cooperação técnica para proteção compartilhada da região do Bananal/Cantão. O acordo será assinado nesta segunda-feira, 24, às 17h na sede do órgão estadual, pelo presidente Marcelo Falcão Soares, e a chefe do Parque Nacional do Araguaia, Sandra Lima Genari, gestores das respectivas instituições.

O objetivo da parceria é estabelecer condições técnica e operacional às instituições para promoverem a proteção da região do Bananal/Cantão, um mosaico que inclui diretamente o Parque Nacional Araguaia, com 557.714,00 ha, o Parque Estadual do Cantão, com 90.017,89 ha; e o território Indígena Inãwébohona (etnias Karajás e Javaés) e indiretamente a APA – Área de Proteção Ambiental do Bananal/Cantão, de 1.678.000,00ha.

Dentre as propostas, o acordo visa promover ações para evitar a invasão por via fluvial dos Parques e território indígena; impedir a pesca predatória no interior das Unidades de Conservação, e em período de piracema; diminuir o risco de impactos ao ecossistema da região; potencializar a proteção da área buscando o envolvimento da sociedade civil, entre outros.

O acordo, que terá validade de 60 meses, estabelece obrigações e compromisso tanto do ICMbio quanto do Naturatins. Dentre as atribuições, estão a disponibilidade de técnicos para ações de fiscalização, estruturação de alojamentos, realização de capacitações técnicas e fornecimento de materiais pedagógicos para educação ambiental.

Fonte: Ascom Naturatins