Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Lenito Abreu

Cerca de 3.500 cabeças de gado, pertencentes aos indígenas da Ilha do Bananal, já foram imunizadas contra a febre aftosa, até o momento. A vacinação iniciou no dia 10 de agosto e deverá ser finalizada até o dia 31. As equipes de fiscais da Adapec - Agência de Defesa Agropecuária – já percorreram nove aldeias, localizadas nos municípios de Sandolândia, Formoso do Araguaia e Lagoa da Confusão. Nesta semana, de 24 a 28, os trabalhos seguem nas aldeias situadas nas fronteiras do Tocantins com os estados de Goiás e Mato Grosso.

Segundo o presidente da Adapec, Humberto Camêlo, o andamento da vacinação tem ocorrido dentro da normalidade. “Já vacinamos mais de 80% do rebanho estimado no local, que era de 4.000 cabeças. Depois de vacinados, todos os animais recebem a marca I9, que significa Ilha 2009, este procedimento visa identificar e monitorar o gado das aldeias”, explica.

O gado bovino e bubalino, pertencente a produtores rurais encontrado na Ilha, está sendo relacionado e ao final dos trabalhos um relatório informando a real situação do local será encaminhado ao Ministério Público. “Destes animais, os que não têm a vacinação na I etapa comprovada estão sendo imunizados pelo nosso pessoal, mas a aquisição da vacina corre por conta do produtor”, explica Camêlo acrescentando que independente de quem seja o dono a prioridade é a manutenção da sanidade do rebanho tocantinense.

De acordo com informações do delegado da Adapec na regional de Formoso do Araguaia, Procópio Cleber de Barcellos, os trabalhos prosseguirão esta semana nas aldeias Fontoura e Santa Isabel, na fronteira com Mato Grosso, e na aldeia Mirindiba, na divisa com estado de Goiás. “Este ano, somente a Adapec fará a vacinação nas divisas com outros estados. Por isso temos de estar mais atentos para continuarmos preservando o nosso status de livre de febre aftosa com vacinação”, ressalta.

O Governo do Estado, por meio da Adapec, custeia a vacina e os equipamentos necessários para a execução dos trabalhos. Este ano, duas equipes formadas por três fiscais da Agência e um agente da Funai - Fundação Nacional do Indio – cada, devem percorrer todas as aldeias e retiros localizados em todas as regiões da Ilha.

A vacinação na Ilha é realizada nesta época por causa das áreas alagadas que dificultam o acesso dos técnicos ao rebanho em outras épocas do ano.

Fonte: Ascom Adapec