Propagandas online geraram mais retorno que campanhas para televisão nos últimos anos, segundo dados da comScore em parceria com a dunnhumbyUSA.
A pesquisa avaliou, inicialmente 2 milhões de internautas que haviam concordado em participar do estudo. Desses, foram selecionados 200 mil consumidores online que também fazem parte de programas de fidelidade em supermercados, nos Estados Unidos. Durante doze semanas, o grupo foi exposto a banners com marcas de diversas categorias – entre alimentação e higiene pessoal.
Durante esse tempo, as vendas das marcas anunciadas aumentou 9%. A efetividade das campanhas na web também podem ser provadas: 80% das ações publicitárias resultaram em aumento nas vendas de produtos.
Quando comparados com os números de marketing na televisão, a diferença é grande. Segundo dados da Information Resources Inc, durante 12 meses, as campanhas feitas para TV geraram um aumento de 8% nas vendas dos produtos. Pouco menos que o efeito da web em 12 semanas. As ações publicitárias na televisão têm apelo: apenas 36% dos produtos anunciados tiveram aumento nas vendas.
Gian Fulgoni, diretor-executivo da comScore afirmou em nota que “esses resultados confirmam a habilidade da publicidade online de construir marcas na web”.