Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

A Câmara Municipal de Palmas realizou nesta quinta-feira, 27, no auditório da Escola Municipal de Tempo Integral do Jardim Santa Bárbara, a primeira reunião do Projeto Câmara Itinerante que pretende levar o Legislativo para os bairros para ouvir as reivindicações das comunidades. Líderes comunitários da região e moradores do bairro lotaram o auditório para acompanhar o debate. Prestigiaram ainda a sessão o secretário de governo Darci Coelho e o presidente do Banco do Povo, José Alberto Guimarães Gordo (PT) que representou o prefeito Raul Filho (PT).

O presidente da Associação dos Moradores do bairro Sidromar abriu o debate. Ele agradeceu a escolha do bairro para o início do programa Câmara Itinerante e pediu aos vereadores apoio no atendimento das reivindicações da comunidade. “Vou estar sempre cobrando melhoria para a nossa comunidade”, disse. “Um bairro que já foi marginalizado. Aqui homens e mulheres forjaram uma luta e forçaram o governo a enxergá-los”, discursou o vereador Milton Neris (PT) ressaltando a resistência dos moradores e a origem do bairro que surgiu de uma invasão.

Quem também lembrou o processo de ocupação daquela área foi o vereador Bismarque do Movimento (PT) que afirma que o Santa Bárbara é resultado da coragem e resistência dos seus moradores. “O Santa Bárbara é o exemplo de resistência, luta e conquista que deu certo”, declarou. Os vereadores Carlos Braga (PMDB), Lúcio Campelo (PR), Divina Márcia (PTN), Hermes Damaso (PDT) reforçaram o discurso dos colegas e destacaram a atuação do governo Raul Filho na transformação do bairro que é hoje um dos mais bem organizados da cidade.

Os vereadores Valdemar Júnior e Lúcio Campelo abriram o debate em tornos de projetos prioritários para o bairro e defenderam em conjunto a construção de um campo gramado de futebol e outras obras. Valdemar solicitou ainda a construção de um colégio de ensino médio e quadra de esportes. Lúcio Campelo solicitou a iluminação da Avenida Perimetral, a troca das telhas de cimento por telhas de barro nas casas que ainda faltam, e a recuperação do prédio dos Pioneiros Mirins. O vereador anunciou que a Prefeitura já construindo no bairro uma creche que vai atender 420 crianças. Em atendimento a um requerimento de sua autoria.

“Santa Bárbara é um jovem bairro, mas já dando inveja a Palmas”, discursou o vereador Folha Filho (PTN). Cavalcante cobrou melhoria no Programa de Saúde da Família (PSF) e apresentou requerimento pedindo curso de qualificação para os jovens. Os vereadores embasaram seus pronunciamentos em pesquisas realizadas nos bairros para saber a opinião dos moradores e as suas prioridades. Alguns visitaram o bairro antes da sessão para sentir o desejo da comunidade. Ao fazer um balanço da sessão o presidente da Casa Wanderlei Barbosa (PSB) disse que o saldo foi altamente positivo. “Discutimos e indicamos obras de interesses dos moradores deste bairro. Esse é o objetivo da Câmara Itinerante ouvir o clamor do nosso povo e atender a suas necessidades”, disse.

A ordem do dia por solicitação do presidente foi transferida para a sessão subsequente. A Câmara Itinerante volta a se reunir na última quinta-feira de setembro num outro bairro de Palmas que ainda não foi escolhido.

Fonte: Dircom/CM Palmas