Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

Foto: Jodevaldo

Foto: Jodevaldo

Paralelamente à abertura das trilhas, o PEL – Parque Estadual do Lajeado, localizado no entorno da Serra do Lajeado a 25 km da capital, passa pelo processo de cercamento de sua área. O trabalho está sendo realizado desde maio, em um ponto do parque conhecido como Vão do Lajeado que faz divisa com uma propriedade rural. Até agora já foram cercados 1.200 metros de área.

A construção da cerca é realizada por meio de uma parceria entre o Naturatins - Instituto Natureza do Tocantins, responsável pela gestão do PEL, e um proprietário rural vizinho à unidade. Para a realização do trabalho, o órgão forneceu todo o material necessário como arame e madeira e em contrapartida, o fazendeiro custeará a mão-de- obra.

“O parque possui um área total de 9.930,92 hectares, com a conclusão desta etapa, restará apenas 10% de extensão para ser cercado”, afirmou Marinho Pereira Rodrigues - gerente do PEL, acrescentando que a expectativa é que até o final deste ano toda a área esteja devidamente cercada.

Essa não é a primeira vez que o parque recebe esse tipo de obra, desde 2007 o Naturatins realiza o seu cercamento com o objetivo de melhorar a sua infraestrutura de suporte.

O PEL foi criado pelo governo Estadual, através da Lei n° 1.244, em maio de 2001 e tem como objetivo principal proteger o ecossistema da Serra do Lajeado, assegurando a preservação de sua fauna, flora e demais recursos naturais. Também tem a finalidade de proteger os mananciais que abastecem a cidade e coibir a expansão urbana nas encostas.

Fonte: Ascom Naturatins