Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

O Naturatins – Instituto Natureza do Tocantins é órgão responsável pela outorga de direito de uso dos recursos hídricos no Estado. Sabendo disso, a ANA - Agência Nacional das Águas, responsável pela outorga nos rios federais, procurou o órgão ambiental estadual para que juntos pudessem vistoriar um grande projeto de irrigação da multinacional Bunge, que é usuária dos recursos hídricos dos Rios Sono e Tocantins.

Na última terça-feira, 3, a diretora de Recursos Hídricos do Naturatins, Ana Angélica Pereira, e os especialistas da Superintendência de Outorga e Fiscalização da ANA, Marcos Baloco e Marcus Oliveira, foram até o município de Pedro Afonso, centro-norte do Estado, para realizar uma vistoria no projeto de irrigação localizado na área onde está sendo construída uma usina para produção de álcool, açúcar e etanol.

A vistoria serviu para analisar e verificar se as notificações ao projeto emitidas pela ANA foram atendidas pela empresa. O trabalho consistiu em avaliar a implantação do projeto e se poderia afetar a vazante do rio do Sono, que é um importante manancial que contribui para o rio Tocantins.

Para Ana Angélica, a vistoria foi satisfatória, pois foi constatado pelos técnicos da agência que os dois rios têm capacidade de vazão disponível e que o projeto está dentro das leis que regem a utilização dos recursos hídricos no País. “Este trabalho em conjunto mostra a integração dos trabalhos do Naturatins e da ANA. Estamos prevendo ainda, que esses trabalhos de vistoria aconteçam em outros empreendimentos no Estado”, informou a diretora.

Segundo o especialista da ANA Marcos Baloco, foi muito importante à participação do Naturatins para esta vistoria. “Trabalhando juntos podemos identificar os principais usos que impactam ou comprometem os recursos hídricos de domínio estadual e como estes impactos podem repercutir nos recursos hídricos de domínio federal”, explicou o especialista.

Fonte: Ascom Naturatins