Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

A Polícia Militar do Estado do Tocantins acaba de receber 25 bafômetros da Secretaria Nacional de Segurança Pública. Agora, o número de aparelhos no Estado sobe para 51 e, com mais este meio técnico, a PM na capital e no Interior estará suprida para atuar na fiscalização de motoristas embriagados.

A fiscalização com uso de bafômetro após a Lei Seca começou pela Capital, em outubro do ano passado, quando a PM recebeu do Detran quatro aparelhos, doados pela seguradora Líder, responsável pelo DPVAT (Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Via Terrestre). No início deste ano, a Polícia Militar adquiriu mais 10 aparelhos com recursos próprios e neste último mês de agosto recebeu outros 10, do Detran. Em Gurupi, o 4º Batalhão recebeu um bafômetro doado pela Unirg. Já em Porto Nacional, o Ministério Público repassou ao 5º BPM um aparelho recebido como pena alternativa.

Antes de serem repassados aos policiais responsáveis pela fiscalização do trânsito, os aparelhos passam por um processo de preparo e testes de funcionalidade, realizados por uma equipe técnica, com acompanhamento de policiais militares especialistas em trânsito. Já os policiais, recebem todas as instruções de operação e manuseio, para garantir que os aparelhos sejam utilizados com segurança.

Os bafômetros foram distribuídos para os municípios por intermédio das unidades da Polícia Militar, localizadas nas cidades de Palmas (14) Araguaína (5), Pedro Afonso (2) Gurupi (5), Porto Nacional (5), Guaraí (3), Paraíso (3), Arraias (2), Dianópolis (2), Colinas do Tocantins (3), Araguatins (3), Tocantinópolis (2) e Miracema (2).

 

Fonte: Secom