Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Esequias Araújo

Na manhã deste sábado, 12, o governador interino do Tocantins, Carlos Henrique Gaguim, logo após empossar novos auxiliares de seu governo, recebeu no Palácio Araguaia o empresário asiático Ossy Tirta, do grupo Salim, um grande conglomerado na produção de alimentos que pesquisa mercado para investir até 2 bilhões de dólares na produção de azeite de dendê, soja e exploração de minério de ferro no Brasil.

O empresário veio ao Tocantins a convite do senador Leomar Quintaniha. O grupo Salim é um dos maiores da Ásia e é o maior produtor do mundo de dendê, além de ser um dos maiores fornecedores na China. Como os negócios com aquele país estão aumentando, o grupo sente a necessidade de aumentar sua produção e, automaticamente, expandir território. Conforme Leomar, “eles estão procurando um parceiro ideal e entenderam que o Brasil seria esse parceiro. Ao tomar conhecimento disso, nós gostaríamos que o Tocantins fosse esse lugar já que temos terras férteis e em abundância”, completa.

O governador Gaguim, por sua vez, sinalizou o interesse do Estado em ser parceiro do grupo e para que as negociações sejam concretizadas já apresentou membros do seu governo que vão apresentar tecnicamente as potencialidades do Estado. “São projetos grandes, por isso nós reunimos aqui nossos secretários da Agricultura, da Indústria e Comércio e de Recursos Hídricos já para darem andamento a estes projetos que são de interesse da população”, disse o governador, referindo-se à participação do secretário Roberto Sahium, da Agricultura; Eduardo Machado, da Indústria e Comércio; e Igor Avelino, de Assuntos Estratégicos.

Segundo Machado, o grupo já criou uma expectativa de investir no Estado e fará uma carta de intenções ao governador solicitando informações sobre o potencial do Tocantins. A partir daí, destaca Machado, “vamos comprovar que o Tocantins é o melhor Estado para se investir, em função da nossa capacidade energética, logística, clima e terras com auto-sustentabilidade econômica. ”O secretário lembra que a perspectiva do grupo é de implantar um projeto de cerca de 300 mil hectares na produção de dendê irrigado e soja – e futuramente implementação de uma esmagadora – para exportação para a Indonésia e para os Estados Unidos.

O secretário Roberto Sahium tranquilizou o grupo quanto ao processo de irrigação, afirmando que o Estado já possui implantada tecnologia avançada, além de legislação ambiental específica que normatiza esse funcionamento.

O empresário asiático Ossy Tirta já confirmou a decisão do grupo Salim de ter o Brasil como um parceiro estratégico. Ainda falou da possibilidade de investir no Tocantins pelas suas condições naturais.

Fonte: Secom