Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Mariana Di Pietro
  • Carlos Gaguim e o presidente da Valec, Juquinha das Neves
  • Deputado federal Eduardo Gomes recebe Carlos Gaguim
  • Carlos Gaguim e o deputado federal João Oliveira
  • Carlos Gaguim e o deputado federal Lázaro Botelho
  • Carlos Gaguim e deputado federal Osvaldo Reis

Em um único dia, o governador interino Carlos Henrique Gaguim conversou com todos os setores estratégicos para o Governo do Tocantins, em Brasília, ao cumprir uma extensa agenda de trabalho nesta quarta-feira, 16, na capital federal. Mantendo uma postura de coalização, se reuniu com os parlamentares tocantinenses e buscou parcerias para investimentos no Estado junto a empresários. Também esteve na Valec – Engenharia, Construções e Ferrovias S.A. “Vai ser a nossa meta visitar ministérios, empresários, fazer o que é preciso fazer no contato com as esferas federais, para levar ao Tocantins o desenvolvimento e fazer com que cada ação nossa tenha resultado”, disse o governador.

O encontro com empresários ocorreu durante café da manhã e almoço com produtores de etanol e agropecuaristas. A expectativa do governador é atrair mais investidores para o Tocantins. O governador também visitou representantes no Brasil da CAF – Corporação Andina de Fomento, uma instituição financeira multilateral com atuação em 12 países.

Ainda pela manhã, o governador Carlos Gaguim esteve com os senadores João Ribeiro e Kátia Abreu. A visita a parlamentares continuou no período da tarde. Carlos Gaguim esteve na Câmara dos Deputados, onde fez questão de visitar cada um dos deputados federais da bancada tocantinense. Durante as visitas aos gabinetes destacou o desejo de alinhamento entre os poderes Executivo e Legislativo. “Viemos enfatizar que queremos trabalhar em parceria, trabalhar com unidade. O Tocantins precisa muito da bancada federal e estarei sempre estreitando esse relacionamento”, destacou o Governador ao final das visitas. Acompanhado pelo secretário da Representação em Brasília, Carlos Patrocínio, o governador Carlos Gaguim foi recebido com muita deferência e recebeu o apoio dos parlamentares. Ele aproveitou para cumprimentar a liderança do PMDB na Câmara dos Deputados, Iris Araújo.

Parcerias

À tarde, Gaguim esteve também no Ministério do Turismo para verificar o trâmite do projeto que pode liberar recursos para o turismo no Tocantins, através do Prodtur – Programa de Desenvolvimento do Turismo. O governador foi recebido pelo secretário nacional de Programas de Desenvolvimento do Turismo, Frederico Silva da Costa.

Na Valec, empresa responsável pela construção da Ferrovia Norte-Sul, Carlos Gaguim foi recebido pelo presidente José Francisco das Neves, o Juquinha. Mais uma vez o governador buscou se inteirar da situação da construção da ferrovia. Na ocasião, o governador, que soube de recente visita do presidente Juquinha à China, onde fez gestões para atrair empresários para o Tocantins, disse que quer viabilizar novas parcerias. “Vim colocar à disposição a parceria do Governo do Estado com a Valec. A ferrovia será o pulmão do Tocantins e nós queremos o apoio efetivo do presidente Juquinha”, concluiu o governador.

Fonte: Secom