Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Bárbara Vasconcelos

Foto: Bárbara Vasconcelos

Na manhã desta quarta-feira, 16, representantes de associações de agricultores familiares do entorno de Palmas, reuniram-se, no escritório central do Ruraltins – Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins –, na capital, com o Presidente do órgão José Elias Júnior, o diretor de desenvolvimento rural Oswaldo Thadeu Nascimento, o gerente de organização social Hugo Ségio Zanetti, ambos do Ruraltins, e os assessores do deputado Estadual José Geraldo (PTB) Ruiter Pádua e Siney Araújo Sousa para discutirem melhorias na agricultura familiar.

Durante a reunião os presidentes de associações colocaram, para os presentes, suas reivindicações e aproveitaram para entregar uma carta, com a assinatura de todos, contendo as solicitações, em busca de apoio e parceria para garantir o crescimento da Safra 2009/2010.

Cerca de 30 agricultores familiares participaram da reunião, que foi uma demanda deles próprios, para além dos objetivos citados, conhecerem o novo presidente do Ruraltins. Estavam presentes representantes dos agricultores de Luzimanges, Grandes Aurenys, Projeto de Assentamento Veredão, Projeto de Assentamento Irmã Adelaide, Associação Nova Aliança, Projeto de Assentamento Serra de Taquaruçu, Projeto de Assentamento São Silvestre e Associação das Famílias Rurais de Buritirana.

Em sua fala o presidente José Elias Júnior destacou a importância dessa aproximação para que se possa desenvolver um bom trabalho. “Estamos determinados a aumentar ainda mais a produção dos agricultores familiares no Tocantins, para isso vamos investir em capacitação dos agricultores para acessarem o Pronaf (Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar) e buscar parcerias que venham contribuir com esse objetivo”, comenta.

Os agricultores saíram da reunião contentes com as discussões, “acredito que as coisas vão melhorar” disse o agricultor familiar José Costa, do P. A. Serra de Taquaruçul. Ficou acordado na reunião que será realizado um levantamento real da situação das associações e logo depois elaborados projetos visando recursos do Pronaf para que os agricultores possam ter condições de aumentar a produção.

Fonte: Ascom Ruraltins