Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) em parceira com os 139 municípios alcançou uma excelente cobertura na 2ª etapa da Campanha de Vacinação contra Poliomielite, que iniciou no sábado, 19. Com mais de 74 mil doses aplicadas foi possível imunizar 73,67% das crianças menores de cinco anos. A meta é vacinar 127.422 crianças nesta faixa etária.

O dia “D” aconteceu neste sábado, em todo o país. No Tocantins cerca de 4.500 pessoas trabalharam durante todo o dia em mais de 500 postos de vacinação espalhados nos municípios.

A coordenadora estadual de Imunização da Sesau, Marlene Alves disse que o próximo passo é a busca ativa nos municípios. “Todos os municípios do Estado tem sua meta para cumprir e com a ajuda dos agentes comunitários de saúde vão procurar em cada casa que ainda não vacinou, para estar aplicando as doses. Os agentes que tem contato direto com a população, eles sabem onde estão às crianças que precisam ser imunizadas”, garante a coordenadora.

Marlene também pede para os pais que ainda não vacinaram seus filhos que os levem a um posto de saúde mais próximo para serem imunizadas e desta forma manter a erradicação da doença no Brasil e em toda a América Latina.

A 2ª etapa da Campanha da Pólio seria realizada nesta terça-feira, 22 de agosto, mas devido aos altos índices de casos da Influenza A (H1N1) no Brasil, o Ministério da Saúde preferiu fazer a prorrogação para o mês de setembro com encerramento no dia 09 de outubro.

Abertura

Em Palmas a abertura da Campanha contou com apresentações de fantoches e distribuição de doces para todas as crianças que compareceram na Unidade de Saúde da Família Alto Bonito, no Jardim Aureny IV. Na ocasião estiveram presentes a coordenadora de Imunização da Sesau, Marlene Alves, o secretario municipal de Saúde de Palmas, Samuel Bonilha e demais servidores do município.

Fonte: Ascom Sesau