Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

Foto: Fábio Souza

Chegou o período oficial da coleta do capim dourado (Syngonanthus nitens), para comemorar a data, que inicia em 20 de setembro e encerra em 30 de novembro, a Associação de Artesãos e Pequenos Produtores da Comunidade Mumbuca, povoado situado na região do Jalapão, realizou no último sábado, 19, a I Festa de Coleta do Capim Dourado.

Segundo Ana Claudia Costa, diretora de meio Ambiente da associação, a iniciativa surgiu da própria comunidade com o objetivo de valorizar os trabalhos e a matéria prima que proporciona trabalho e sustento a muitas famílias da região.

Durante a festa foi eleita Dona Miúda, Guilhermina Ribeiro da Silva, como a rainha do capim dourado. Para a artesã é uma satisfação ser reconhecida pelo trabalho desenvolvido na comunidade.

Ainda no evento, foi realizado um desfile das artesãs da comunidade, apresentando os produtos de capim dourado, e em seguida foi escolhida Eleide Tavares da Silva, 10 anos, princesa do Capim Dourado.

Sustentabilidade

Considerado umas das maiores riquezas do Estado do Tocantins, o capim dourado ganhou destaque no mercado interno e externo pela beleza dourada e a diversidade no artesanato. Para que essa riqueza tocantinense continue a existir, o Naturatins criou a portaria nº 362, que adota medidas de ordenamento à coleta e ao manejo do capim dourado em todo o Estado.

A portaria determina que as coletas só poderão ser efetuadas por associados devidamente credenciados, entidades comunitárias de artesãos e extrativistas residentes nos municípios tocantinenses. Mas para isso, fica estabelecido que as associações extrativistas deverão repassar ao Naturatins, anualmente, no período anterior ao estabelecido para a coleta, uma relação com o cadastro de todos os seus associados e coletores.

Para coibir a coleta do capim antes do período estabelecido na portaria e a venda ilegal do produto in natura o órgão intensifica as ações de fiscalização na região durante o período que antecede a colheita. Outra estratégia também utilizada no combate são os atendimentos realizados por meio das denúncias feitas pela Linha Verde (0800 631155).

Fonte: Ascom Naturatins