Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Mazim Aguiar/Secom-TO

Foto: Mazim Aguiar/Secom-TO

A 16ª edição da Festa da Colheita do Capim-Dourado movimentou o Povoado Mumbuca, em Mateiros, no coração do Jalapão, entre os dias 12 e 14 de setembro. Promovido pela comunidade local, o encontro recebeu apoio do Governo do Tocantins, por meio da Secretaria do Turismo (Setur), e celebrou oficialmente o início do período de extração das hastes do capim-dourado — matéria-prima essencial do artesanato da região.

A programação reuniu celebrações religiosas, apresentações culturais, atividades esportivas e momentos de fortalecimento da identidade jalapoeira. Para a comunidade, o evento representa a continuidade de um legado que une espiritualidade, trabalho coletivo e geração de renda.

Noêmia Ribeiro, a Dotora, filha e herdeira do conhecimento de Dona Miúda, reforçou a importância da tradição. “Esta é uma festa de progresso, uma festa que dá visibilidade para o nosso modo de vida, e a gente nunca pode parar de fazer essa celebração”, explica, ao completar que o trabalho com o capim-dourado é coletivo, “passado de geração em geração, que segura e fortalece nossa comunidade, junto com nossa medicina do cerrado.’”

Emoção

Além de valorizar a cultura local, a Festa da Colheita também emociona turistas que vivenciam pela primeira vez a força do Jalapão e de sua gente.

Raquel, visitante de São Paulo, destacou a experiência transformadora: “É a primeira vez que venho aqui no Jalapão. Estou tendo o conhecimento da comunidade, é uma emoção que a gente não sabe de onde vem. Tanta cultura, tanta sensibilidade, tanta espiritualidade presente. Não tem explicação”, diz.

De Buenos Aires, a argentina María Belén Salerno também compartilhou sua conexão com a festa. “Eu sabia sobre o capim-dourado, vi na TV e pesquisei muito antes de vir e descobri que só é colhido uma vez por ano. Queria muito conhecer a comunidade Mumbuca e a Dotora. Neste ano consegui realizar o sonho de viajar sozinha ao Jalapão e viver essa experiência”, relata.

Reconhecimento

Para o Governo do Tocantins, a Festa da Colheita é um marco no calendário cultural do estado e um ativo importante para o turismo sustentável.

“É uma grande alegria poder contribuir com a comunidade Mumbuca, que é uma das responsáveis pelo reconhecimento internacional do Jalapão e do capim-dourado”, afirmou a secretária executiva do Turismo, Ana Carina Mendes Souto.

Vale ressaltar que o evento fortalece a divulgação e a comercialização do artesanato em capim-dourado gera emprego e renda para as famílias e mantém viva a tradição que se tornou símbolo do Tocantins para o Brasil e o mundo. (SecomTO)

Foto: Mazim Aguiar/SecomTO