Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Ascop

Foto: Ascop

Na tarde desta segunda-feira, 21, o prefeito Raul Filho tomou posse como membro da Comissão de Qualificação e Modernização da Gestão Pública da Associação Brasileira de Municípios – ABM. A cerimônia aconteceu no auditório da ABM, em Brasília-DF, e contou com a presença do representante do Governo Federal, Gilmar Dominici, e diversas autoridades.

“O Prefeito Raul Filho tem feito um excelente trabalho em Gestão Pública em seu município, por isso que ele terá muito a contribuir nesta comissão e ajudar os demais associados”, afirmou o secretário da ABM, José Carlos.

Segundo o presidente da ABM, José do Carmo Garcia, estas comissões tem como objetivo central consolidar os Conselhos para auxiliar os municípios na busca de soluções para os problemas comuns. O presidente ressaltou algumas das dificuldades enfrentadas pelos municípios, tais como a diminuição do Fundo de Participação dos Municípios – FPM. Para ele, a ABM deve reconstituir e contribuir com os municípios, bem como rever as responsabilidades dos municípios.

Gilmar Dominici, que na solenidade representava o Governo Federal, destacou o momento de crise que o mundo vem passando. Segundo ele, o Governo Federal está sensível às dificuldades enfrentadas, tanto que fez um aporte financeiro para ajudar os municípios, na tentativa de amenizar as perdas dos repasses do FPM. “Agora, os prefeitos têm condições para reorganizar e planejar melhor as ações, pois ainda teremos muitas outras questões a resolver. Não adianta a ABM estar aqui, se os prefeitos não se juntarem para lutar pelos problemas comuns, pois as causas municipalistas nunca se esgotarão”, ressaltou Dominici.

Em seu discurso de posse, Raul Filho agradeceu o convite e se comprometeu em ajudar a ABM no seu fortalecimento. “Vejo que não há outra forma dos municípios conseguirem resolver seus problemas e me sinto feliz em integrar esta tão importante comissão. Ele também destacou as conquistas e falou sobre as atuais dificuldades. “Os municípios necessitam ter mais autonomia, pois ainda vivemos sob a batuta dos governos estaduais e federal. Também gostaria de sugerir que a ABM cobre do Governo, a forma como o INSS trata os municípios, pois a maioria das vezes ficamos refém das suas ações. Sei que já avançamos muito, mas ainda temos muito a fazer”, ressaltou.

Na ocasião, também foram empossados os membros dos quatro Grupos de Trabalhos Federativos da ABM e representantes da ABM junto a SUDAM e Sudene.

 

Fonte: Ascop