Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

Foto: Divulgação Nova Apae de Palmeirante é entregue pelo Ceste e Instituto Alcoa Nova Apae de Palmeirante é entregue pelo Ceste e Instituto Alcoa

O Município de Palmeirante (TO) recebeu do Consórcio Estreito Energia (Ceste) e do Instituto Alcoa, uma das empresas que compõem o Consórcio, o novo prédio para funcionamento da Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae). Inaugurada recente, a obra é resultado da doação realizada pelo Instituto Alcoa e pelo Ceste, no valor aproximado de R$ 100 mil, com contrapartida da Prefeitura Municipal, que disponibilizou o terreno para a construção da nova sede.

De acordo com o presidente da Apae de Palmeirante, José Geraldo de Azevedo, graças a informações obtidas a partir de visitas do Ceste na região, um projeto pôde ser enviado para avaliação do Consórcio. “O projeto enviado ao Ceste foi repassado ao Instituto Alcoa, que o aprovou. Logo em seguida iniciaram-se as obras e, hoje, estamos tendo a alegria de contar com essa estrutura que beneficiará muitas pessoas”, declarou.

José Geraldo afirmou ainda que outras parcerias estão sendo buscadas junto às Secretarias de Saúde e Ação Social do Estado do Tocantins e com a Prefeitura Municipal de Palmeirante para a contratação de profissionais especializados no atendimento de crianças portadoras de necessidades especiais. Segundo ele, serão disponibilizados serviços nas áreas de odontologia, fisioterapia, educação, assistência médica, psicológica e social.

Para o gerente de Meio Ambiente e Sustentabilidade da Alcoa, Juliano Natal, essa é mais uma ação da Fundação Alcoa, que apóia projetos sociais nos diversos empreendimentos em que a empresa participa. “Abraçamos esse projeto que nos foi enviado pelo Ceste, por se tratar da Apae, uma instituição séria e que está dentro da área de influência da UHE Estreito. Nosso objetivo é contribuir para o desenvolvimento e qualidade de vida da região”, declarou Natal, lembrando que ao todo no empreendimento sete projetos já foram aprovados e contam com recursos da Fundação.

A professora e mãe de uma criança especial, Ivone Santos, disse ser de grande importância para o município a inauguração de um espaço para crianças com necessidades especiais, devido à carência da região e à dificuldade para se obter atendimento, tendo as mesmas que se deslocar até o Município de Araguaina. “Além do atendimento especializado perto de casa, esse espaço representará uma oportunidade única para a socialização e desenvolvimento dessas crianças”, comemorou.

De acordo com Ana Maria Souza, Assistente Social, da Gerência de Projetos Sociais do Ceste, esse espaço é mais uma obra que, junto às obras do Termo de Compromisso Mútuo firmado com o Município de Palmeirante, contribuirá para a melhoria da qualidade de vida da população. “É com grande satisfação que entregamos uma obra tão importante que beneficiará as crianças especiais do município”, declarou.

Para o vereador Jovailton Félix, na oportunidade representando o prefeito Cláudio Brito, quem ganha com esse benefício é a população de Palmeirante e região. “Agradecemos ao Ceste, pois essa casa trará cidadania, inclusão e qualidade de vida a essas crianças especiais e também aos pais e famílias”, disse.

Fonte: Assessoria de Imprensa UHE Estreito