Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

Nesta sexta-feira, 25, o governador interino do Tocantins, Carlos Henrique Gaguim, irá se reunir com os prefeitos dos sete municípios impactados pelo lago da UHE Luís Eduardo Magalhães. O encontro acontece às 7h30, na casa do prefeito de Palmas, Raul Filho, num café da manhã para a discussão de alternativas que minimizem os impactados causados com a criação do lago, bem como, os deveres ambientais assumidos pela empresa Investco, concessionária da UHE de Lajeado e de seu reservatório. O presidente do Naturatins – Instituto Natureza do Tocantins, Stalin Beze Bucar, também estará presente.

Os municípios apostam no apoio do governador para a resolução dos problemas. Isso foi o que deixou claro o presidente do Cometo – Consórcio Intermunicipal para Gestão Compartilhada da Bacia Hidrográfica do Médio Tocantins, Raul Filho, durante encontro nesta quinta-feira, 24, com governador Carlos Gaguim. Por meio da parceria entre o Naturatins e o Cometo foi realizado um estudo que apontou falha na implantação de grande parte dos cerca de 30 PBAs - Planos Básicos Ambientais, por parte da Investco.

Os municípios impactados pelo lago da UHE Luís Eduardo Magalhães são: Palmas, Brejinho de Nazaré, Porto Nacional, Tocantínia, Lajeado, Ipueiras e Miracema.