Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

Foto: Ângela Cambraia e Fábio Souza

Localizado no centro do país e considerado um dos principais roteiros para quem pratica ecoturismo, o Jalapão é um dos conjuntos naturais mais exuberantes do Tocantins. Foi pensando em proteger essa riqueza natural e promover o desenvolvimento sustentável da região que o governo do Estado criou em 12 de janeiro de 2001, por meio da Lei Estadual n° 1.203, o PEJ - Parque Estadual do Jalapão.

Situado em uma posição estratégica entre as áreas protegidas Estação Ecológica da Serra Geral e Parque Nacional das Nascentes do Parnaíba, o PEJ possui uma área de 150 mil hectares, motivo que o torna o maior Parque de proteção integral do Estado.

Sob a gestão do Naturatins – Instituto Natureza do Tocantins, a equipe técnica do parque promove diversas ações voltadas para a preservação e proteção da sua biodiversidade. Destaque para o manejo e ordenamento do capim dourado (Syngonanthus nitens), onde o órgão atua por meio de visitas e reuniões com os artesãos e associações dos municípios de Mateiros, São Felix e Ponte Alta, região onde há maior incidência da espécie, orientando, esclarecendo e conscientizando os coletores quanto ao respeito à Portaria Naturatins n° 362/2007, que regulamenta o manejo sustentável do produto em todo o Estado.

Outras estratégias para a conservação dos recursos naturais que merecem enfoque são: a conscientização dos visitantes, por meio da educação ambiental; a implantação do protocolo municipal do fogo, que coopera na redução dos índices de queimadas na região e a conservação de fauna e flora, tendo como principal exemplo o Projeto de Monitoramento e Conservação pato-mergulhão.

Esse projeto é desenvolvido pelo órgão ambiental desde julho de 2007 e tem como objetivo garantir a sobrevivência desta espécie, ameaçada de extinção. O trabalho consiste em levantamento populacional, monitoramento dos locais de ocorrência da ave e acompanhamento dos casais no período reprodutivo.

Segundo o presidente do Naturatins, Stalin Beze Bucar, essas ações são ferramentas que visam à proteção do ecossistema da região do Jalapão contando com o apoio das comunidades do seu entorno. “Queremos aliar o desenvolvimento sustentável dessa região, associando ecoturismo com preservação ambiental”, disse Stalin. Acrescentando ainda que as quatro Unidades de Conservação de Proteção Integral do Estado são fundamentais para a preservação das riquezas naturais do Tocantins.

De acordo com Rodrigo Custódio, biólogo que está respondendo pela administração do parque, os trabalhos desenvolvidos junto à comunidade registram resultados positivos. “A cada dia, mais moradores nos procuram solicitando ajuda na abertura de aceiros e até derrubada de árvores, isso mostra que as pessoas estão conscientes e que nossa atuação por meio da educação ambiental está sendo satisfatória”, afirmou.

Atrativos turísticos

Uma das prioridades apontadas pela gerência da Unidade é a intensificação dos trabalhos preventivos, como blitze nos atrativos durante os períodos de férias e feriados prolongados, quando há um maior número de turistas nos locais.

Na busca de melhorar a infraestrutura de suporte do parque, a equipe também pretende realizar a construção de um portal de entrada para o PEJ, que servirá para identificar a área de proteção. O portal será construído próximo ao posto do Rio Novo, cerca de 50 km da sede.

Além do portal, uma passarela suspensa na cachoeira da Formiga também faz parte dos projetos a serem desenvolvidos. A idéia surgiu depois que uma educadora ambiental do Naturatins observou que algumas espécies às margens da cachoeira estavam com raízes expostas.

A intenção é que a passarela em forma deck sirva para prevenir futuros impactos ambientais e prepare os atrativos para melhor receber os turistas, a exemplo, a passarela suspensa e o mirante da Cachoeira da Velha no Rio Novo, em Mateiros, que foi realizada pelo governo do Estado, em parceria com o governo Federal em 2006.

Fonte: Ascom Naturatins