Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

Foto: Esequias Araújo

O governador interino do Tocantins, Carlos Henrique Gaguim, promoveu, na manhã desta terça-feira, 06, seis policiais militares aos postos de coronel e tenente-coronel, em solenidade no Palácio Araguaia. Ele anunciou, ainda para este mês de outubro, o pagamento das indenizações dos PMs e disse que trabalhará para reajustar os vencimentos da categoria. Segundo o governador, estas e outras medidas em benefício dos militares estarão presentes no Plano de Governo que será apresentado nesta quarta-feira, 7, à Assembleia Legislativa.

No que se refere às promoções anunciadas nesta terça-feira, o governador fez questão de destacar os critérios de merecimento e justiça. “O critério foi de justiça. No nosso governo as promoções não atenderão a indicações políticas e sempre respeitarão méritos de formação, tempo de serviço e conduta”, disse o governador.

O governador reforçou que sua intenção é corrigir um erro do passado com relação à promoção de militares. “Tem policial que está há 30 anos sem promoção e nós vamos corrigir isto”, disse o governador, ao destacar que a PM é uma grande parceira do governo e transformará o “Tocantins no Estado mais seguro da federação”.

Carlos Gaguim é o primeiro governador a apoiar as propostas de emendas constitucionais (PECs 300 e 356) que preveem que a remuneração de militares dos Estados não seja inferior à dos militares do Distrito Federal e assegura através da Secretaria Nacional de Segurança Pública repasse aos estados para complementação salarial dos policiais civis, policiais militares e bombeiros militares.

Agradecimentos

O comandante da PM, coronel Joaidson Albuquerque, falou, na ocasião, que a corporação está grata pela preocupação do governador na condução da Polícia Militar. “O governador revela preocupação e disposição no atendimento à corporação”. Já o deputado Sargento Aragão, que também prestigiou a solenidade, disse que o momento é de convergência. O deputado ressaltou que lutará na AL para atender aos projetos encaminhados pelo Executivo.

Um dos agraciados com a promoção, Marielton Francisco dos Santos, que subiu do posto de tenente-coronel a coronel, fez um discurso emocionado após o recebimento da insígnia. “O momento é de gratidão porque o senhor (o governador) nos promove em um ato de justiça, neste momento estamos renovados e fortalecidos”, ressaltou.

Também foram promovidos a coronel, Olímpio Cardoso Neto e José Antônio de Sousa, e a tenente-coronel Edvan de Jesus Silva, Edilson Pereira Silva e Sebastião Márcio Bandeira Lima.

A solenidade foi prestigiada pelo comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Borges; o secretário-chefe da Casa Militar, coronel Wesley, e oficiais da Polícia Militar.

Fonte: Secom

Atualizada às 16h11