Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

Foto: Divulgação

A farmacêutica cearense Maria da Penha Maia Fernandes, que é conhecida por ter seu nome em uma das leis mais populares do Brasil, a Lei Maria da Penha, esteve nesta quarta-feira, 7, na Câmara Municipal de Palmas, a convite da vereadora Divina Márcia (PTN).

Maria da Penha contou um pouco de sua história, da violência que sofreu do marido, e da luta para ver seu agressor na cadeia. Ela defende não só o direito da mulher, mas o direito da família, e questiona: “como ficam os filhos destas mulheres que assistem estas agressões, e com quem ficam quando estas são mortas?”.

“Até o momento a lei só foi implementada nas grandes capitais, mas isto tem que ser revisto urgentemente. Os agressores estão presentes em todas as classes sociais, eles se acham no direito de comandar, agredir e até matar. É muito importante o trabalho de políticas públicas e a efetivação da lei em todos os lugares, pois assim podemos garantir o direito à vida de nossas descendentes”, argumentou Maria da Penha.

A vereadora Divina Márcia, usou a tribuna e falou sobre sua preocupação em relação as violências que as mulheres sofrem, apresentou dados da secretaria de segurança pública sobre a violência em Palmas, e parabenizou Maria da Penha pela coragem, sensibilidade e humanidade, em levar esta luta adiante para ajudar mais mulheres vítimas de seus companheiros. Ao encerrar sua fala, Divina, presenteou Maria da Penha com flores e bombons.

O vereador Hermes Damaso (PDT), disse a Maria da Penha que ela é uma das pessoas mais ilustres que já passou pela Casa, e fez questão de dizer sobre a gratificante e bonita história de luta em defesa das mulheres e das famílias.

“Deus lhe deu coragem de lutar em favor de outras mulheres, de lutar pelas famílias brasileiras, a senhora é um exemplo para todo o mundo”, disse vereador Milton Neris (PT).

O presidente da Casa Wanderlei Barbosa (PSB), falou sobre as políticas públicas que o município tem para combater a violência contra a mulher. E disse que Maria da Penha é uma referência de luta e coragem.

Os vereadores Carlos Braga (PMDB), Lúcio Campelo (PR), Fernando Rezende (DEM), e Bismarque do Movimento (PT), também foram solidários, e parabenizaram Maria da Penha pelo trabalho social que vem desenvolvendo em todo o Brasil.

A lei nº 11.340, que trata com rigor da violência doméstica e familiar, foi sancionada pelo Presidente da República em 07 de agosto de 2006, e entrou em vigor em 22 de setembro de 2006.

Fonte: Dircom/CM Palmas