Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

Foto: Humberto Leão

O governador Carlos Henrique Gaguim entregou para o diretor executivo do grupo Votorantim Cimentos, Eduardo Maciel, a Licença de Operação da fábrica de cimento instalada em Xambioá, a 507 quilômetros de Palmas. Também foi dado início à pavimentação asfáltica do trecho de 13,79 km da TO-164, que liga a cidade à unidade da Votorantim. Serão investidos na obra R$ 13,4 milhões. O governador, acompanhado por sua comitiva, esteve no município na tarde desta quinta-feira, 8.

“Quero entregar esse asfalto em 90 dias. Espero que com essa licença a gente possa, com a Votorantim e o apoio de nossos senadores e deputados, trazer outras empresas para o Estado”, disse Carlos Gaguim, durante visita às instalações da fábrica de cimentos de Xambioá. Segundo Eduardo Maciel, “o governador foi o principal elo entre a empresa e o Tocantins, para que o grupo se instalasse no Estado”.

A unidade da Votorantim de Xambioá está funcionando parcialmente deste março deste ano e produzindo cerca de 25 mil toneladas de cimento destinadas ao canteiro de obras da Usina Hidrelétrica de Estreito, na divisa dos estados do Maranhão e Tocantins. A empresa está gerando algo em torno de 1.100 empregos diretos e indiretos. A partir do próximo mês, a fábrica iniciará a produção de cliquer – matéria-prima básica para a produção de cimento. Com isso, a unidade de Xambioá terá capacidade para produzir 1 milhão de toneladas de cimento por ano. O produto será comercializado no Tocantins, sudeste do Pará, oeste do Maranhão e sul do Piauí.

Também acompanharam o Governador, o senador João Ribeiro e o deputado federal Osvaldo Reis, além de prefeitos, vereadores e dirigentes da Votorantim Cimentos.

Fonte: Secom