Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Esequias Araújo
  • Foto Ises Oliveira

No primeiro ato como governador efetivo do Tocantins, a entrega de mais 11 ônibus escolares aos municípios, nesta sexta-feira, 9, na sala de reuniões do Palácio Araguaia, o governador Carlos Henrique Gaguim ressaltou sua parceria com os municípios. “Coube a nós a responsabilidade de entregar esses ônibus e é o que fazemos”, disse o governador ao destacar que esta é uma demanda do governo anterior que está sendo concluída na sua gestão. Ele disse ainda que o transporte escolar é um dos pontos a serem debatidos no planejamento estratégico do seu governo. Esses ônibus fazem parte dos 140 adquiridos pelo governo do Tocantins, destinados ao transporte escolar nos 139 municípios.

Carlos Gaguim destacou que acontecerão mudanças significativas na administração estadual. Uma das estratégias apontadas por ele será trabalhar em conjunto com deputados e municípios. “Determinei aos secretários que levantem todas as parcerias com os municípios para juntos chamarmos a responsabilidade”, disse Carlos Gaguim ao destacar que seu o governo criará mecanismos de desenvolvimento.

O governador demonstrou preocupação com corte de emendas de bancada (Orçamento 2009) ao estado do Tocantins. “Nossa bancada está coesa em Brasília, nos ajudando a evitar prejuízos de investimentos para obras, como casas populares e infraestrutura aos nossos municípios”, citou.

Unitins

Em entrevista à imprensa, Carlos Gaguim também defendeu o ensino gratuito quando questionado sobre o descredenciamento da Unitins – Fundação Universidade do Tocantins, pelo Conselho Nacional de Educação, ocorrido nesta quinta-feira, 8. “A Unitins gratuita é um projeto nosso e se o governo federal nos ajudar vamos conseguir”, argumentou.

Beneficiados

O prefeito de Miracema do Tocantins, Júnior Evangelista, um dos municípios beneficiados, expressou sua satisfação com o novo governo. “Quero parabenizar pela eleição, que era um desejo da maioria dos prefeitos e da população, para sairmos desta situação de insegurança”, comentou. Também receberam as chaves dos ônibus prefeitos e representantes dos municípios de Brejinho de Nazaré, Darcinópolis, Xambioá, Maurilândia, Taguatinga, Arraias, Juarina, Riachinho, Couto Magalhães e Itacajá. Mais seis cidades receberão novos ônibus.

A implementação da parceria com os municípios no transporte escolar já foi orientada pelo governador ao secretário da Educação, Leomar Quintanilha. “O governador determinou que encontrássemos uma forma de suplementar o transporte nos municípios e, ano que vem, teremos condições de ampliar ainda mais essa parceria”, informou Quintanilha.

Participaram da cerimônia os deputados Júnior Coimbra (PMDB), presidente da Assembleia Legislativa, Raimundo Palito (PP), César Halum (PPS), Stalin Bucar (PR), Sargento Aragão (PPS), Paulo Roberto (PR), Pastor Pedro Lima (PR), Angelo Agnolin (PDT) e Josi Nunes (PMDB), além do deputado federal Osvaldo Reis (PMDB), do vice-governador, Eduardo Machado, de secretários de Estado, prefeitos e outras autoridades.

Fonte: Secom