Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Bacias de captação de águas pluviais foram instaladas na estrada de acesso ao Centro

Bacias de captação de águas pluviais foram instaladas na estrada de acesso ao Centro Foto: Washington Luiz

Foto: Washington Luiz Bacias de captação de águas pluviais foram instaladas na estrada de acesso ao Centro Bacias de captação de águas pluviais foram instaladas na estrada de acesso ao Centro

O Centro Agrotecnológico de Palmas há quase 10 anos é palco para o desenvolvimento de pesquisas agropecuárias, além de abrir espaço para a realização da maior feira de tecnologia rural da Amazônia brasileira. Os organizadores da Agrotins já preparam algumas das novidades que farão parte do principal tema do evento: “Manejo e uso sustentável da água e do solo na agropecuária”. No local, foi implantado um sistema que minimiza os impactos ocasionados pelas chuvas. A Agrotins acontece de 04 a 08 de maio de 2010.

As bacias de captação de águas pluviais foram instaladas na estrada que dá acesso ao galpão principal do Centro. De acordo com o diretor de Desenvolvimento Rural e Tecnológico/Seagro, Ricardo Pires, a ideia é evitar o assoreamento dos mananciais, erosão em estradas e, ainda, impedir que as chuvas levem embora a cobertura orgânica ou mineral depositada no solo. “O sistema é uma técnica simples que pode ser adotado tanto em rodovias, como em estradas vicinais”, acrescenta. O projeto é uma iniciativa da Seagro - Secretaria da Agricultura, Pecuária e Abastecimento em parceria com o Dertins - Departamento de Estradas de Rodagem do Tocantins.

Segundo Pires, as bacias são construídas em encostas secas. O tamanho é determinado em função do tipo de solo, relevo, vegetação predominante e volume de chuvas. Nas estradas, as bacias podem ser instaladas de acordo com a declividade, largura e índice pluviométrico. “No Tocantins, o volume de chuvas é bem intenso em determinadas épocas do ano. A adesão a essa técnica pode ajudar e muito a conservação dos solos, rios, córregos e estradas”, pontua.

Apesar de o sistema já ser bastante utilizado em outros estados, no Tocantins ainda é uma novidade. No Centro Agrotecnológico foi implantada uma série de bacias num trecho de dois quilômetros, com a capacidade individual de armazenar até 10 mil litros de água, distanciando-se uma da outra com uma média de 30 metros.

As atividades do Centro Agrotecnológico permanecem durante todo o ano. Existem diferentes trabalhos científicos realizados no local, em parceria com a Embrapa - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, Unitins Agro, UFT - Universidade Federal do Tocantins, entre outras instituições. “O principal foco do Centro Agrotecnológico é a promoção de pesquisas, validação e transferência de tecnologias que promovam o desenvolvimento rural sustentável do Tocantins”, reforça o secretário de Agricultura, Roberto Sahium.

Fonte: Secom