Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

Os resultados positivos de uma reunião realizada ontem, quarta-feira, para discutir alternativas para modificar a situação da Unitins, foram o tema de pronunciamentos na manhã desta quinta-feira, 22, no plenário as Assembleia Legislativa (AL). A tônica do assunto foi abordada pelo deputado Marcelo Lelis (PV) que mostrou-se otimista quanto aos progressos observados no encontro.

“A reunião foi produtiva. Sinto que, em breve, vamos comemorar uma vitória para 200 mil estudantes que estão no ensino médio e vão precisar no futuro de uma universidade pública e gratuita”, disse o parlamentar. Também manifestaram apoio à causa da Unitins os parlamentares José Geraldo (PTB), Sargento Aragão (PPS), Stalin Bucar (PR), Pedro Lima (PR) e Josi Nunes (PMDB).

A líder do governo informou que foram discutidas alternativas para modificar a situação da Unitins, cujo ensino na modalidade à distância foi descredenciado pelo Ministério da Educação (MEC). Dentre as opções debatidas, Josi Nunes disse que tanto ela quanto o deputado Lelis se comprometeram, caso seja necessário, em apresentar uma emenda à Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), que tramita na Assembleia Legislativa, com o objetivo de destinar recursos públicos para a instituição.

Outro ponto de discussão referiu-se à natureza jurídica da Unitins. O grupo decidiu pesquisar as vantagens e limitações da condição de entidade pública de direito privado quanto ao recebimento de recursos do Estado. A inclusão da Unitins na Universidade Aberta do Brasil foi outra opção considerada. “Mas que fique claro que estas não são decisões definitivas. É preciso aprofundar o debate, o que será feito em uma nova reunião na próxima semana”, ressalvou Josi.

O encontro

Realizado na noite desta quarta-feira, dia 21, na sede da Secretaria da Educação, em Palmas, a reunião representa um esforço conjunto de vários órgãos e poderes envolvidos no caso da Unitins e visa encontrar alternativas para a entidade após o descredenciamento do ensino à distância pelo MEC.

Além do secretário da Educação, Leomar Quintanilha (PMDB), do reitor da Fundação Universidade do Tocantins (Unitins), Osmar Garcia, e representantes de professores da entidade educacional, participaram da reunião os deputados Marcello Lelis (PV), Josi Nunes (PMDB), Manoel Queiroz (PPS) e Iderval Silva (PMDB).

Fonte: Dicom/AL