Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Rafael Carvalho

O governador Carlos Henrique Gaguim participou da solenidade de Inclusão Bancária dos Beneficiários do Programa Bolsa Família, lançado pelo MDS - Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, no Palácio do Itamaraty, na manhã desta quarta-feira, 28, em Brasília.

O ministro, acompanhado do governador, entregou um kit de inclusão bancária à beneficiária Luciane Teixeira da Silva, representando, na ocasião, todos os beneficiados do Programa Bolsa Família.

O objetivo da inclusão bancária é atingir quatro milhões de beneficiários até o final de 2010 através de microcréditos, microseguros e poupança. É uma modalidade mais simplificada para as pessoas de baixa renda terem acesso a uma conta bancária através da Caixa Econômica Federal. “O Bolsa Família vem se consolidando ao longo desses seis anos de criação. É um programa em processo de construção (...). Temos o mapeamento dos pobres dentro do Cadastro Único, beneficiando 12 milhões de pessoas em todo o Brasil”, afirmou o ministro do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Patrus Ananias.

Antes do evento, o governador entregou, ao ministro, um documento solicitando apoio e recursos para o programa Pioneiros Mirins. O programa beneficia mais de 42 mil crianças e adolescentes em todos os municípios tocantinenses através de apoio escolar com atividades extra-classe, envolvimento da família em ações de geração de renda, redução no índice de gravidez na adolescência e uma bolsa de complementação de renda no valor de R$ 45. “Eu disse para o ministro que o programa Pioneiros Mirins é um dos melhores programas do Brasil e pedi a participação do presidente Lula e do ministério. O MDS tem feito um trabalho social muito grande para o Brasil e para o Tocantins. Essa Bolsa Família é importante para nosso Estado; estamos tentando mais uma parceria para fortalecer e melhorar ainda mais nossos Pioneiros Mirins”, explicou o governador.

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, não compareceu ao evento devido a outros compromissos e sua ausência foi justificada pelo ministro.

Acompanharam o governador, os secretários de Representação, Carlos Patrocínio; e da Educação e Cultura, senador licenciado Leomar Quintanilha; e os senadores João Ribeiro e Sadi Cassol.

Fonte: Secom