Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Esequias Araújo

O Governo do Estado pretende finalizar as obras restantes do PDRS – Projeto de Desenvolvimento Regional Sustentável até dezembro de 2010. A garantia foi dada pelo governador Carlos Henrique Gaguim aos representantes do Bird – Banco Mundial, Eric Lancelot e Aymeric Albin Meyer, durante audiência na tarde desta sexta-feira, 30, no Palácio Araguaia, em Palmas.

Eric Lancelot avaliou positivamente a disposição do governo estadual em executar os 50% das obras restantes até fim do próximo ano. “O banco veio ao Tocantins encontrar a nova equipe de governo e avaliar o grau de prioridade para o projeto. As obras ficaram paralisadas por alguns meses, devido ao contexto de crise internacional e à mudança de governo. Mas o governador Carlos Gaguim nos confirmou que o projeto é uma prioridade do governo, o que nos deixa felizes”, disse o gerente de projetos do Bird.

Entre as ações do PDRS estão a construção de 600 pontes de concreto, 9 mil bueiros, recuperação de 5,6 mil km de estradas vicinais, além de investimentos em planejamento e gestão do desenvolvimento das regiões do Estado com menores IDH – Índice de Desenvolvimento Humano.

O secretário estadual da Infraestrutura, Rômulo do Carmo, que participou da audiência, disse que o governo deverá seguir as recomendações do banco para garantir o cumprimento das obras até o fim do próximo ano. “Ficou acertada a regularização das contrapartidas pelo governo estadual e, com isso, queremos retomar as obras já a partir da semana que vem”, afirmou.

Além dessas obras do PDRS, o secretário informou também que o governo estadual pretende iniciar uma segunda etapa do projeto, para asfaltar o acesso a todos os municípios. “Estamos pleiteando recursos da ordem de 300 milhões de dólares, onde vamos fazer restauração das rodovias pavimentadas e pavimentação do acesso às todas as cidades do Estado”, contou o secretário da Infraestrutura.

Também participaram da audiência os secretários estaduais de Planejamento, David Torrres; da Fazenda, Marcelo Olimpio; da Casa Civil, Antonio Lopes Braga Junior; de Recursos Hídricos e Meio Ambiente, Fábio Lelis.

 

Fonte: Secom