Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

Foto: Divulgação Parlamentares federais conhecem obras da UHE Estreito Parlamentares federais conhecem obras da UHE Estreito

A Usina Hidrelétrica Estreito foi a primeira obra, de quatro grandes hidrelétricas em construção no país, a receber uma visita oficial da Subcomissão de Fiscalização da Comissão de Minas e Energia da Câmara Federal. A subcomissão foi criada recentemente para acompanhar e fiscalizar as obras de instalação de hidrelétricas e das Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCH’s) no território nacional. Sete parlamentares federais, sendo seis membros da subcomissão, visitaram o canteiro de obras da Usina, na manhã desta quinta-feira, 29, em Estreito (MA), onde tiveram a oportunidade de esclarecer dúvidas sobre a implantação do empreendimento, localizado na divisa dos estados do Maranhão e Tocantins.

Além de visualizarem de perto a atual fase das obras, o presidente e o relator da subcomissão, deputados Bruno Rodrigues (PSDB-PE) e Nelson Bornier (PMDB-RJ), e os demais membros, Carlos Brandão (PSDB-MA), Julião Amin (PDT-MA), Pedro Fernandes (PTB-MA) e Márcio Junqueira (DEM-RR), bem como o deputado Bene Camacho (PTB-MA), receberam uma explanação sobre o estágio atual da implantação do empreendimento, execução dos programas ambientais e as ações socioeconômicas desenvolvidas pelo Consórcio Estreito Energia (Ceste), na área de influência direta da UHE Estreito, que compreende 12 municípios, sendo dois do Maranhão e dez do Estado do Tocantins.

A apresentação dos dados técnicos, ambientais e socioeconômicos do empreendimento foi realizada pelos diretores do Consórcio, Dimas Maintinguer, de Saúde, Segurança e Meio Ambiente, e Norma Villela, da Socioeconomia. “Saímos daqui mais brasileiros do que chegamos. Percebemos que existem aqui pessoas imbuídas no sentimento compromissado de construir uma grande obra para um Brasil melhor”, comentou o membro da subcomissão, deputado Márcio Junqueira, ao final da visita.

O presidente da Subcomissão Especial, deputado Bruno Rodrigues, disse que o papel do grupo é acompanhar o andamento das obras do setor energético no país, segundo ele vital para o desenvolvimento nacional. “Essa primeira visita na UHE Estreito foi fundamental e bastante esclarecedora. Entendo que existe uma preocupação do Consórcio com a execução dos programas ambientais”, ressaltou o deputado, informando que a comitiva visitará ainda as obras das usinas do Complexo do Rio Madeira, Jirau e Santo Antônio, em Rondônia, e a Usina de Simplício, no Estado do Rio de Janeiro.

Os deputados do Maranhão destacaram a implantação da UHE Estreito como uma obra estratégica não só para o Maranhão como para todo o país. “Tiramos várias dúvidas sobre a implantação da hidrelétrica, que é oportuna para o crescimento econômico do Brasil”, relatou o deputado Carlos Brandão. “Estou surpreso com o avanço das obras da Usina de Estreito, um empreendimento de fundamental importância para o nosso estado”, finalizou o deputado Julião Amin.

Ao ser questionado pelo deputado Carlos Brandão sobre o cronograma da obra, o diretor de Saúde, Segurança e Meio Ambiente do Ceste, Dimas Maintinguer, afirmou que a Usina de Estreito segue em ritmo acelerado. “A obra está dentro do cronograma previsto e a primeira turbina, das oito unidades geradoras, já começa a operar no segundo semestre de 2010”, enfatizou.

A visita oficial da Subcomissão Especial da Comissão de Minas e Energia contou ainda com a presença do prefeito de Estreito, José Gomes Coelho, que ressaltou aos membros da Subcomissão a parceria desenvolvida com o Consorcio Estreito Energia traduzida em benefícios para o Município de Estreito. A visita também contou com a participação do Assessor da Presidência do Consórcio Estreito Energia, Luiz Artur Arantes.

Fonte: Assessoria de Imprensa UHE Estreito