Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O projeto Ceste Usina Social vem trazendo mais qualidade de vida à população dos doze municípios da área de influência direta da UHE Estreito, com a prestação de serviços em diversas áreas. Na educação profissional, por exemplo, cursos de capacitação em empreendedorismo, oferecidos pelo Consórcio Estreito Energia (Ceste) em parceria com o Sesi-TO, têm servido como um forte instrumento motivacional para a qualificação profissional, início de um negócio próprio, além da ampliação e otimização das atividades comerciais locais.

Em Babaçulândia (TO), entre os dias 26 e 30 de outubro, 219 pessoas foram capacitadas nos cursos de Administração Empresarial, Noções de Finanças, Cursos de Vendas, Empreendedorismo Voltado para Mulheres e Empreendedorismo rural.

Para a vendedora de cosméticos, Verciaria Alves Silva, aluna do curso Empreendedorismo Voltado para Mulheres, o aprendizado adquirido com as aulas representou a abertura de novos caminhos profissionais. “Foi uma oportunidade única e um presente dado pelo Ceste para nós de Babaçulândia. Agora me sinto preparada para iniciar meu próprio negócio”, conta Verciaria que planeja abrir sua loja de revenda de cosméticos.

De acordo com a Gerente de Projetos Econômicos do Ceste, Cassandra Gelsomino, os cursos oferecidos à população têm o importante objetivo de estimular e potencializar as práticas comerciais, com ênfase especial às atividades locais, dando opções e mostrando diferentes caminhos para a geração de emprego e renda na região. “Estamos contribuindo para o desenvolvimento sustentável na região. Esses cursos representarão uma mudança de vida para muitas pessoas”, declarou.

Além dos cursos de capacitação, durante toda a semana, a população de Babaçulândia recebeu atendimentos médicos de saúde do homem com exames de PSA (Prostate Specific Antigen), para detecção do câncer de próstata, e da mulher, com consulta mastológica (exame da mama) e encaminhamento e acompanhamento até Araguaína para exames de mamografia. Foram realizadas também consultas oftalmológicas e atendimentos odontológicos..

Já no sábado, 31, concluindo mais uma etapa do projeto, um grande evento foi realizado no município com diversos atendimentos nas áreas de saúde, educação, cidadania, esporte, lazer e cultura. Mais de 22.000 atendimentos foram realizados somente na área de cidadania com emissão de RG, CPF, fotos 3X4 e Carteira de Trabalho. Os atendimentos contribuiram para uma semana diferente e mais alegre em Babaçulândia. “É uma grande festa. Consegui tirar meus documentos e dar um dia de diversão para meus filhos nas muitas brincadeiras que estão oferecendo”, declarou a dona de casa Nádia Rocha, que em menos de uma hora adquiriu os documentos de RG e CPF.

O projeto Ceste Usina Social também já foi realizado nos municípios de Barra do Ouro, Filadélfia, Goiatins, e Palmeirante. Com mais essa edição em Babaçulândia, o projeto contabiliza mais de 110 mil atendimentos em cinco municípios.

Fonte: Assessoria de Imprensa UHE Estreito