Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Ao participar da aula inaugural do primeiro curso de pós-graduação “Residência Multiprofissional em Saúde da Família e Comunidade”, realizada na tarde de ontem, terça-feira, 3, no auditório do Bloco III, da Universidade Federal do Tocantins, em Palmas, o secretário de Estado da Saúde, Francisco Melquíades Neto, anunciou, em seu discurso, a assinatura do protocolo de intenções para a criação de mais oito novos cursos de residência médica no Tocantins.

O protocolo foi assinado no mês passado em Brasília e os cursos deverão ser implantados a partir do próximo ano. Segundo Melquíades Neto, os cursos serão voltados para o Programa de Saúde da Família nas seguintes modalidades: Pediatria, Geriatria, Clínica Médica, Saúde da Família, Cirurgia Geral, entre outras.

Em sua fala, o secretário desejou, em nome do Governo do Estado, sucesso aos alunos e parabenizou o esforço conjunto dos parceiros envolvidos na implantação do curso. Para ele, a residência só acontece hoje porque contou com a coragem inovadora da Secretaria de Estado da Saúde, UFT - Universidade Federal do Tocantins, a Secretaria Municipal de Saúde de Palmas e Ministério da Saúde.

Presentes também à aula inaugural estavam o vice-reitor da UFT, José Expedito Cavalcante; o secretário municipal de saúde de Palmas, Samuel Bonilha; e o professor doutor Dário Frederico, coordenador nacional da Política de Humanização do MS – Ministério da Saúde e responsável pela aplicação da primeira aula de residência, a qual ele chamou de um treinamento que busca o trabalho em equipe.

Além deles, o evento contou com a mensagem gravada do reitor da UFT, Alan Barbiero, onde ele manifestou sua satisfação pela parceria na implantação do curso e disse aos 24 pós-graduandos que eles têm pela frente grandes desafios.

Vivência

Segundo o psicólogo e um dos integrantes desta primeira turma, Raylon Mendes Maciel, a metodologia “ativa e participativa na vivência do serviço” será um dos grandes diferenciais do curso. Para ele, estar inserido nesta primeira turma de multiprofissionais residentes é, também, fazer parte da história do Tocantins, vez que esta é a primeira vez que o Estado disponibiliza tal especialidade.

Fonte: Secom