Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

Preocupado com o excesso de queda de energia elétrica, a má qualidade dos serviços prestados e com os valores das taxas cobradas, o deputado Paulo Roberto Ribeiro (PR) quer realizar audiência pública para debater sobre o assunto. Requerimento com esse teor foi apresentado pelo deputado na sessão desta quarta-feira, 11, solicitando ao presidente da Comissão de Administração, Trabalho, Defesa do Consumidor, Transportes, Desenvolvimento Urbano e Serviços Públicos, Iderval Silva (PMDB) providências nesse sentido.

A sugestão do deputado é que na audiência pública sejam ouvidos os representantes da Eletronorte, Celtins, Procon, Secretaria da Fazenda e Ministério Público Estadual. Ele quer saber também quais os critérios utilizados pela Agência Nacional de Energia Elétrica para autorização dos reajustes e reposicionamentos tarifários.

Paulo Roberto afirmou que a tarifa média de energia elétrica cobrada no Tocantins é maior do que nos países do G7. Ele não vê razões para isso, por considerar que o Estado tem uma grande riqueza na produção de energia elétrica, em grande parte exportada para outros estados. “A audiência pública será de grande importância, pois os consumidores tocantinenses precisam ter conhecimento e os esclarecimentos necessários dos valores que configurem as contas de energia elétrica, sobre as constantes quedas de energia e a má qualidade dos serviços prestados”, destacou o parlamentar republicano.

Produtor de Energia

O Tocantins é considerado um dos principais produtores de energia elétrica do país. Com um potencial hidroelétrico de 7.567,24 MW, dos quais 1.420,90 MW em operação, 1.430,21 MW em construção e 4.716,13 MW em estudos. Estão em operação às usinas hidrelétricas de Lajeado, Peixe Angical e Isamu Ikeda e 11 Pequenas Centrais Hidrelétricas. O consumo do Estado é de 136 MW.

O Estado exporta 1.284,90 MW, que correspondem a 90,43% do potencial energético. No que diz respeito às PCHs, além das 11 já em funcionamento com oferta de 37,34 MW, existem 6 em construção no rio Palmeiras, com capacidade de 102,21 MW e 15 em estudos em diversas regiões do Estado, nos rios Manuel Alvinho, Manuel Alves, Inferno, Palmeias, Perdida e Soninho, totalizando 141,13 MW.