Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

Foto: Divulgação

Há dois anos trabalhando no combate à dengue, o Consórcio Estreito Energia (Ceste), por meio da empresa da Biolex em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Estreito (MA) conseguiu reduzir, consideravelmente, os casos confirmados da doença no município. Uma nova campanha foi iniciada no mês de novembro e se estenderá até o fim do período de chuvas.

Participam também da campanha os demais municípios onde está instalado o canteiro de obras da Usina Hidrelétrica Estreito: Aguiarnópolis e Palmeiras do Tocantins, no Estado do Tocantins. Durante toda temporada de chuvas, agentes de saúde municipais e os profissionais contratados do Ceste visitarão escolas municipais, estaduais e privadas, onde serão repassadas as devidas orientações de combate ao inseto transmissor da doença, além de distribuídos folhetos informativos.

De acordo com a colaboradora do Ceste, Ana Maria Félix, está sendo feito um trabalho de orientação às crianças e jovens, no sentido de prevenir possíveis focos do mosquito, evitando acúmulo de água limpa em recipientes e, alertando também sobre os sintomas da doença. “Com essas ações ganhamos muito, pois sensibilizamos os alunos para cooperarem como agentes mirins de controle da dengue, dentro de seus lares e como multiplicadores desta informação nos demais locais onde mantêm relações de convívio”, declarou.

Ainda segundo Ana Maria Félix, outra vitória conquistada e que contribuiu para a redução no número de casos da doença, foi a aprovação de lei na Câmara Municipal de Estreito, que prevê multa aos proprietários de terrenos onde forem encontrados focos da doença. como caixas d’água descobertas, piscinas sem o devido tratamento da água, acumulo de lixo etc.

Além da campanha de combate à Dengue, o Consórcio, por meio da empresa Biolex já desenvolveu várias campanhas como combate à Doença de Chagas, Rubéola e Hepatite A, bem como realizou palestras sobre DST-AIDS e Sexualidade. Será realizado, ainda no mês de novembro, o curso de Diagnóstico e Tratamento de Acidentes com Animais Peçonhentos, direcionado aos médicos da rede pública.

Outras ações na área de saúde promovidas pelo Consórcio abrangem, além dos três municípios citados, os demais municípios interferidos diretamente pelo futuro reservatório da Usina Estreito e entorno: Carolina, no Maranhão, e Babaçulândia, Barra do Outro, Darcinópolis, Filadélfia, Goiatins, Itapiratins, Palmeirante e Tupiratins, no Tocantins. Dessa forma, o Ceste contribui para a melhoria da qualidade de vida e saúde da população.

Fonte: Assessoria de Imprensa Ceste