Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

O Projeto Talentos do Brasil é um projeto nacional, que foi criado para estimular a troca de conhecimentos entre cooperativas e grupos de artesãs de todo o Brasil, gerando emprego e agregando valor ao talento artesanal de cada grupo. Este é o Projeto que o Senac Tocantins traz ao Estado, durante os dias 24/11 e 01/12. Em um momento de lançamento da 1ª Feira de Moda do Tocantins, nada melhor do que um evento que trabalha a moda.

Ao todo serão 30 artesãs que participarão do curso Design Artesanal de Modas. Essas artesãs fazem parte de 15 grupos / coleções dos estados de Amazonas, Tocantins, Pará, Maranhão, Piauí, Paraíba, Bahia, Pernambuco, Mato Grosso do Sul, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Rio Grande do Sul.

No Tocantins, são 90 artesãos participantes de empreendimentos coletivos formais e informais na região do Bico do Papagaio – municípios de Aguiarnópolis, Tocantinópolis, Nazaré, Luzinópolis, São Bento e Araguantis, que trabalham com produtos como bolsas de pastilha de babaçu e bijóias, jogos americanos, cestaria e esteira de palha.

Destaca-se que além da geração de emprego e renda, o Talentos do Brasil visa trabalhar com a reafirmação cultural. As peças desenvolvidas são comercializadas em lojas de grandes centros brasileiros e internacionais.

Importados

A demanda deste curso surgiu após visita de equipe técnica do Senac à Feira de Artesanato Brasileira realizada na França, onde foi constatado o grande valor e importância que esse material vem ganhando no mundo todo, podendo ser uma grande alternativa de renda para artesãs brasileiras.

Importantes centros da moda já comercializam os produtos do projeto Talentos do Brasil, como Bruxelas, Genebra, Nova York, Itália, Japão, Canadá e Londres, além de compradores internacionais que são atendidos em feiras, como Noruega, Alemanha, Canadá, Rússia, Itália, Venezuela, Holanda, Dinamarca, Estados Unidos, Argentina e Genebra.

O Projeto é coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e é desenvolvido desde 2003.

No Tocantins

Na etapa Tocantins do projeto, são realizados dois módulos, sendo um de Marketing de Moda, para entender o mercado de moda, e outro de Aprimoramento do Design Artesanal, com objetivo de aprimorar as peças, guardadas a identidade e peculiaridades e diferentes matérias primas utilizadas nas regiões de origem, com enfoque para o desenvolvimento da região. O curso acontece das 8 às 18 horas, no Senac Palmas.

Professora

A responsável pelas aulas será Marta Kasznar Feghali, que é consultora empresarial com formação em Arquitetura, Estilo e Design e autora do livro “Engrenagens da Moda”.

Fonte: Assessoria de Imprensa Senac