Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

Foto: kiara Lubick

Foto: kiara Lubick

O presidente da Comissão Permanente de Desenvolvimento Rural, Cooperativismo, Ciência, Tecnologia e Economia da Assembleia Legislativa, deputado César Halum (PPS), coordenou, na tarde desta quinta-feira, dia 26, no auditório do Parlamento, uma audiência pública com técnicos da Empresa Brasileira de Agropecuária – Embrapa. A reunião foi motivada pela chegada ao Estado de um centro de pesquisa da Embrapa que vai desenvolver pesquisas nos setores de aquicultura, piscicultura e agricultura.

César Halum garantiu que, desde a criação do Tocantins, juntamente com outros diversos setores, já lutava pela criação de centros da Embrapa no Estado. Segundo ele, o desenvolvimento da agricultura no Brasil se deve às pesquisas desenvolvidas pelo órgão. A empresa é responsável pelo superávit da balança comercial brasileira e, por isso, todo Estado quer ter uma Embrapa em seu território”, afirmou o deputado.

O pesquisador do órgão Homero Aidar expôs as metas da empresa no Tocantins, garantindo que o Estado tem potencial para se desenvolver e ser referência em produção dentro e fora do País. Já o chefe de Pesquisa e Desenvolvimento, Ariovaldo Luchiari, mencionou que as obras do centro serão iniciadas em janeiro de 2010 e terá pelo menos 30 pesquisadores fixos no local.

Na reunião, estavam presentes os deputados Eli Borges (PMDB), Cacildo Vasconcelos (PP) e José Geraldo de Melo (PTB), todos membros da comissão parlamentar. Eli elogiou a vinda dos pesquisadores no Estado e ressaltou ainda que presisa ser realizado, pelos setores governamentais um programa de correção de solo, pois, segundo ele o problema maior da produção local é a deficeência do solo.

Já José Geraldo disse acreditar que todos vão ganhar com o centro. “Precisamos deixar de comprar produtos de outros Estados, pois podemos produzi-los aqui”, defendeu o petebista. Cacildo Vasconcelos, por sua vez, garantiu que o momento é de grande importância para o Estado, além de afirmar que o município de Arraias brevemente estará produzindo calcário e outros insumos em alta escala.

Estava presente na reunião, também, a chefe de Administração da Unidade da Embrapa Pesca, Aquicultura e Sentema Agrícola, Neusa Santos, o secretário estadual da Agricultura, Roberto Sahium, dentre outras autoridade, além de diversos representantes de entidades rurais.

Fonte: Dicom/AL