Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Mais de nove mil alunos de 6 a 8 anos, matriculados no ensino fundamental da rede pública do Tocantins, começam a partir desta sexta-feira, 27, a responder a Provinha Brasil. Essa avaliação acontece em duas etapas, uma no início e a outra ao término do ano letivo, sendo que no Estado, o período de aplicação será de 27 de novembro a 11 de dezembro.

Nesta fase, os alunos responderão somente a questões objetivas de leitura. Os índices desta etapa serão comparados com os resultados atuais com relação aos obtidos pela 1ª fase, em março deste ano. Assim é possível identificar os avanços alcançados pelos alunos e as necessidades que ainda não foram superadas. A avaliação será nos turnos matutino e vespertino, durante o horário normal de aulas.

A partir das informações obtidas pela avaliação, os gestores e professores têm condições de intervir de forma mais eficaz no processo de alfabetização aumentando as chances de que todas as crianças, até os oito anos de idade, saibam ler e escrever, conforme uma das metas previstas pelo Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação.

A Provinha Brasil é elaborada pelo Inep – Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, e distribuída pelo MEC/FNDE para todas as secretarias de educação municipais, estaduais e do Distrito Federal. Assim, todos os anos os alunos da rede pública de ensino, têm oportunidade de participar do ciclo de avaliação da Provinha Brasil.

Resultados do Tocantins

Na primeira fase deste ano, 43, 33% dos alunos que fizeram o teste atingiram o nível 4 de alfabetização. Já em 2008, o índice continuou o mesmo e na segunda, dos 56,52% dos estudantes que passaram pela avaliação alcançaram o nível 5, superando a meta do MEC – Ministério da Educação, que sinaliza um prazo de 10 anos para que as crianças atinjam o nível 4 de alfabetização.

Fonte: Assessoria de Imprensa Seduc