Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

Foto: Mariana Di Pietro

A busca de recursos para a saúde e educação pautou a agenda do governador Carlos Henrique Gaguim, nesta terça-feira, 1º de dezembro, em Brasília. Para tanto, foi recebido pelo ministro da Saúde, José Gomes Temporão, de quem solicitou apoio para a liberação de R$ 58,4 milhões, do Fundo Nacional da Saúde, para investimentos no Estado.

Com esses recursos, o Estado espera investir em compra de equipamentos para atender a cerca de 25 hospitais em todo o Tocantins, na Rede Assistencial do Tocantins, Centro de Notificação, Captação e Doação de Órgãos, implantação da Rede Estadual de Atenção à Saúde da Pessoa com Deficiência; aquisição de unidade móvel e ampliação dos hemocentros de Palmas e Gurupi, implantação das Centrais de Regulação nos municípios de Augustinópolis, Paraíso do Tocantins e Porto Nacional, entre outros serviços.

Gaguim ressaltou que o governo do Estado tem investido recursos próprios na saúde; como na ampliação do anexo do Hospital Dona Regina, em Palmas, e na recuperação dos hospitais regionais de Arraias e Paraíso do Tocantins, mas que precisa de mais investimentos para melhorar o atendimento e os serviços prestados.

“Colocamos para o ministro a necessidade que o Tocantins tem dessa parceria. Apresentamos (a proposta de) R0 milhões para a saúde (no Orçamento da União) através de emenda de bancada dos nossos parlamentares, para mostrar que o Estado tem prioridade na saúde. Pedimos que o ministério também dê prioridade para o Tocantins. Esperamos que essa visita tenha resultados”, declarou o governador ao sair do ministério.

Fonte: Secom