Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Preocupado em resolver a questão da Unitins - Fundação Universidade do Tocantins de forma diplomática e de maneira transparente, o governador Carlos Henrique Gaguim esteve em Brasília, nesta terça-feira, 1º de dezembro, para tratar de recursos para o Estado no Orçamento Geral da União/2010, com prioridades para os setores da saúde e educação.

Nesse sentido, o governador determinou à Secretaria de Representação do Tocantins que protocolasse documento, em nome do Governo do Estado e endereçado ao presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, solicitando, novamente, o recredenciamento da Unitins. No documento, o governador esclarece que o Estado não tem recursos financeiros para manter a Unitins e solicita o recredenciamento pelo MEC – Ministério da Educação para a realização do vestibular/2010.

O documento foi protocolado pelo secretário de Representação, Carlos Patrocínio, no CCBB – Centro Cultural Banco do Brasil, sede provisória da Presidência da República. “Em nenhum momento o Governo vai se eximir de suas responsabilidades, e o problema da Unitins será tratado da maneira mais transparente possível. Temos os nossos pleitos e estamos aqui para garantir, mais uma vez, o apoio do Governo Federal”, disse Gaguim.

Audiência

Ainda em Brasília, o governador Carlos Gaguim esteve com o subchefe de Assuntos Federativos da Secretaria de Relações Institucionais, Olavo Noleto, em busca de apoio para aprovação das emendas da bancada federal tocantinense. As emendas somam mais de R$ 1 bilhão, mas dentre as prioridades que o Estado tem, a Unitins e a estruturação da rede de saúde no Estado foram definidas como as principais.

Fonte: Secom