Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Empresários do setor da construção civil do Estado comemoraram no último sábado, 05, os resultados positivos contabilizados em 2009. A confraternização, realizada no espaço Ahãdu, em Palmas, foi organizada pelo Sindicato das Indústrias da Construção Civil do Estado do Tocantins (Sinduscon/TO), pela Cooperativa de Crédito dos Engenheiros e Arquitetos (Sicoob) e Associação Tocantinense de Empresas de Engenharia e Construtoras - ATEE.

“Tivemos um ano de muitos investimentos, tanto por parte do governo estadual como federal, e o resultado são obras de grande vulto como a ferrovia Norte-Sul, hidrelétricas, serviços de drenagem e outras. Foi realmente um ano muito bom para a construção civil, registramos um grande avanço e hoje representamos quase 14% do PIB do Tocantins, o que nos permite dizer que o Estado atualmente não vive apenas do agronegócio, pois a construção civil tem uma parcela relevante na economia local”, afirma o empresário Luciano Carvalho, presidente do Sinduscon/TO.

As expectativas para 2010, segundo o empresário, são as melhores possíveis, pois grandes investimentos estão sendo feitos na capital e no interior, existem as obras do PAC que estão em curso e que precisam ser concluídas e ainda o programa “Minha Casa, Minha Vida”, do governo federal, de incentivo à construção de habitação popular, que efetivamente começará a se concretizar no ano que vem. “Este ano foi de apresentação de estudos, orçamentos e planejamento. Acreditamos que no primeiro trimestre de 2010 as contratações começarão a ser feitas, e aí teremos uma grande injeção de recursos na economia tocantinense vinda da construção civil”, assegura Carvalho.

Para o presidente da ATEE, Paulo César da Costa Gonçalves, o momento é de comemoração aos resultados positivos auferidos ao longo do ano. “Sabemos que o segmento às vezes tem crise, mas em 2009 ela passou longe da gente porque tivemos recursos federais e muitas obras no estado. E apesar da crise política local que enfrentamos o setor conseguiu bons resultados devido principalmente à ajuda federal”, avalia Gonçalves. Assim como o presidente do Sinduscon Tocantins, ele também acredita que as expectativas para 2010 são boas. “Está começando um novo governo no estado, que tem como slogan “Acelera Tocantins”, e isso nos deixa bastante esperançoso de bons resultados, faz com que a economia volte a crescer dentro do nosso segmento”, acrescenta.

“Foi um ano em que tivemos crescimento expressivo. Apesar da crise financeira o bom desempenho do setor em 2009 mostra que o potencial da cadeia produtiva da construção civil no Tocantins é grande, o que nos leva a crer que em 2010 teremos conquistas ainda maiores”, prevê Marco Antônio Cunha, presidente da Sicoob.

Fonte: Assessoria de Imprensa Fieto