Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

A Secretaria de Governo (Segov) autorizou hoje o pagamento da última parcela, no valor de R$ 140 mil, do convênio com o Fundo Nacional de Desenvolvimento do Ensino (FNDE), para os cursos das Escolas de Fábrica. De acordo com o titular da pasta, vereador Carlos Braga, esse dinheiro vai aquecer a economia nos dez municípios onde os cursos foram realizados, neste final de ano. O programa, iniciado no ano passado, encerra-se até o próximo dia 20, nas seguintes cidades: Brejinho de Nazaré, Pugmil, Abreulandia, Divinópolis, Guaraí, Darcinópolis, Araguatins, Aguiarnópolis, Caseara e Miranorte.

O programa beneficiou 200 alunos com aulas teóricas e práticas de iniciação profissional, nas áreas de Corte e Costura, Estética, Educação Ambiental Panificação e Turismo Ecológico. Segundo Carlos Braga, o principal objetivo da Escola de Fábrica é, além de preparar os jovens no mercado de trabalho, “formar cidadãos conscientes da sua participação social”.

Um dos objetivos do programa é incluir jovens de baixa renda no mercado de trabalho através de cursos de iniciação profissional em unidades formadoras no próprio ambiente das empresas, gerando renda e inclusão social. O projeto beneficiou jovens de 16 a 24 anos, Durante o curso, cada aluno teve direito a uma bolsa/auxílio de R$ 150,00.